sexta-feira, 30 de maio de 2008

Medicina Ayurvédica


Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade possuindo mais de 5000 anos de existência. A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, massagens, etc.
É uma forma de medicina sobretudo preventiva, ainda que também seja eficiente ao curar.
Pelo Ayurveda temos uma constituição, e esta é determinada pelos doshas (qualidades) na nossa concepção, e cada indivíduo nasce com um dosha predominante. A nossa saúde mantém-se enquanto os três doshas estiverem equilibrados.
Sem compreender a nossa constituição particular, a nossa saúde enfraquece e prevalece a doença. A Ayurveda reconhece os tipos individuais e ajuda-nos a entender as nossas particularidades, as nossas tendências. Cada um de nós possui uma constituição única determinada pelo equilíbrio de três energias vitais existentes no corpo, conhecidas como os três doshas – Vata, Pitta e Kapha.
Mas ao longo da nossa vida, a dieta, o meio ambiente, o stress, os traumas fazem com que os doshas se desequilibrem podendo assim gerar a doença.

Um comentário:

Dayse disse...

Olá Laura,

Estou maravilhada com o seu blog. Muito obrigada por compartilhar conosco informações tão importantes para todos nós, portadores. Ainda não naveguei em todo o blog, mas o farei ainda hoje e passarei para os nossos companheiros. Gostaria de contar com a sua ajuda para uma palestra. É possível?

Beijos, saúde e paz



Daisy Ferreira

www.anem.org.br
Tel.: (21) 8870-3432 / 2609-2492
Rua das Margaridas, Nº 165
Itacoatiara - Niterói - RJ
Cep.: 24.348-220.