quarta-feira, 1 de outubro de 2008

As doenças para o Ayurveda


Para o Ayurveda, apesar de existirem as classificações de diferentes doenças, todas são consequência da desarmonia dos três humores biológicos, Vata, Pitta e Kapha. Os doshas são fatores desencadeantes de doenças físicas e psicológicas; indicam desordens emocionais, desequilíbrio mental e disfunções fisiológicas.O Ayurveda tem como objetivo principal equilibrar os humores para neutralizar o processo de formação das doenças. E quando sintomas já estiverem se desenvolvido (a doença propriamente dita para a alopatia), o Ayurveda busca sanar a causa e tratá-la com alimentação, fitoterapia ( uso de plantas medicinais),massagem,yoga, meditação, diferentemente da medicina ocidental que na maioria da vezes trata apenas os sintomas.
No meu caso, o médico ayurvédico na Índia, diagnosticou um grande desiquilíbrio de Vata, e que a maioria dos sintomas que eu sentia eram suas consequências e que como fazia pouco mais de 4 meses que os sentia, as chances de ficar recuperada eram enormes e que tudo se resolveria. Foi um grande alívio e alegria ouvir isto, pois enquanto para os médicos alopatas eu estaria fadada a um problema sério e terrível e de consequências imensuráveis, para o Ayurveda estava apresentando um desequilíbrio um pouco acentuado mas que se eu me cuidasse tudo ficaria bem.

4 comentários:

Janaina disse...

Olá Laura,

Quanto tempo! Saudades.
Bom saber que deste blog, irei divulgar sim!
Soube que vc está escrevendo um livro sobre a dieta dos doshas, quero lê-lo , se puder. Como está o andamento do livro?

Namastê,

Janaina

Giseli disse...

Laura, gostei muito do seu blog. Achei muito interessante, e gostaria
muito de conhecer melhor sobre essa terapia.
Beijos.
Giseli Dias

Amelia disse...

QUE LEGAL!!!
É muito bom saber que está colocando em prática as suas idéias!
Parabéns!
Venha na 5ª feira às 20hs compartilhar no Satsang. Não faremos mais na 6ª feira.
Bjs
Amelia

Manu disse...

Oi Laura,
Muito legal sua idéia de divulgar sua experiência em um blog, pois, os conhecimentos hindus são muito muito interessantes. Virei sempre aqui ler as novidades e aprender. Quanto à Vatta, Pitta e Kapha eu não me encaixei em nenhuma característica, tenho uma de cada. Como o eu poderia me avaliar melhor?

Beijinhos

Manu