segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Nada de Milagres


Tenho recebido muitos e-mails por causa do blog. Percebo que as pessoas, quando desconhecem algo ou não acreditam em alguma coisa, preferem atribuir o sucesso a explicações do tipo milagrosas, fé ,espiritual ou coincidências. É claro que o empenho e a força de vontade do paciente ajuda, mas se a medicina é falha ou gera outros problemas devido sua metodologia, não há muita relevância.
Mas neste caso, posso afirmar categoricamente, que o Ayurveda, não tem nada de fé , milagres, espiritual ou fica sujeito à pura vontade do paciente se curar. É uma medicina muito bem fundamentada e coerente. Os tratamentos apesar de curiosos e totalmente diferentes para a nossa concepção ocidental são extremamente eficazes e atingem o problema na sua raiz.
Sempre fui uma pessoa muito racional e crítica e avessa a tudo aquilo sem muito fundamento cientifico. Acredito no ayurveda não porque me ajudou, mas porque percebi nele uma forma de realmente prevenir e CURAR as doenças, o que não via com a medicina ocidental, para os casos de saúde graves na minha família.
Por isso, resolvi escrever este blog, para desmistificar a Índia e sua medicina. Mostrar aos ocidentais que há muito o que aprender e conseqüentemente desfrutar de uma sabedoria tão poderosa e eficiente.
A medicina Ayurvédica é reconhecida pela OMS, é uma ciência que exige assim como no Brasil, 6 a 8 anos de faculdade , além de residência médica em hospitais. Não só na Índia com também no Sri Lanka o Ayurveda é a medicina oficial, e trata nada menos que uma população de aproximadamente 1 bilhão de habitantes.
Hoje o turismo médico na Índia é o que mais cresce no mundo. As grandes empresas americanas, mandam seus funcionários para lá, a fim de realizarem tratamentos de saúde, pelo fato de serem mais eficazes, terem ótimos resultados e um preço muito acessível.
Por tanto antes de definir o ayurveda como uma simples terapia alternativa, é melhor antes conhecê-la e estudá-la, assim como analisar os resultados de quem passou por esta experiência.

Muita paz e conhecimento a todos.

Um comentário:

Marco disse...

Realmente a medicina da Índia é muito bem fundamentada, já tive uma experiência de fazer tratamento num SPA no sul do país. Não há nada de milagres, mas é comum pensar que tudo que vem da Ïndia é sagrado e espiritualizado. Eles possuem muita fé na religião deles, mas o Ayurveda é pura ciência.
Parabéns pelo sua visão clara.