sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Terapias ayurvédicas


Existem diferentes tipos de terapias que são aplicadas pelo Ayurveda. Elas são dividas em dois grupos: tonificação e redução. Na tonificação ocorre a nutrição do corpo, e terapias mais suaves são recomendadas. Na redução ocorre a limpeza ou desintoxição do organismo, nela os processos são mais profundos.
As terapias de tonificação são indicadas para doenças crônicas ou após a realização de métodos de redução. A regra usual é que deve-se primeiro reduzir as toxinas do corpo para depois tonificá-lo. Pois, ao se nutrir o corpo sem reduzir as toxinas, estas irão se unir aos medicamentos e aos alimentos ingeridos, gerando mais acúmulo e agravando o estado de saúde do paciente. Essas terapias são também chamadas de “agradáveis” e priorizam a boa alimentação, cuidados, relaxamento e tranquilidade.
As terapias de redução são indicadas para a fase aguda da manifestação das doenças. São importantes pois reduzem e eliminam as toxinas profundas do corpo que são geradas pela ingestão de alimentos errados, remédios, “emoções guardadas”, etc... São também chamadas de “desagradavéis”, porque incluem uma prática de disciplina rígida quanto à alimentação, exercícios e mudança de comportamentos, além das terapias de pacificação e purificação do corpo, que consistem em procedimentos como enemas, purgações, vomitos, limpezas do sangue, etc...
No próximos posts vou descrever melhor cada uma dessas terapias...

Paz e conhecimento a todos.

Nenhum comentário: