domingo, 26 de outubro de 2008

Vaca sagrada


Na Índia, onde quer que você vá, lá estão elas. Na calçada, nos templos, no meio da rua, na porta das casas e restaurantes, na areia da praia e onde mais você imaginar encontrará este sagrado animal: a vaca. Para os hindus, ela simboliza a maternidade, a fertilidade, a esperança, a alegria e a criação da vida.

As vacas passeiam tranquilamente pelas cidades e vilas sem que sejam minimamente importunadas pelos habitantes, incluindo quando as manadas invadem as praças, onde comem os legumes dos produtores, sem que estes mostrem qualquer hostilidade para com o gado bovino.

É ela quem dá alimento e remédio para todos os seres humanos. Sabem como?
Os cinco produtos da vaca: leite, manteiga, esterco, coalho e urina são vistos como purificadores nos rituais. Além disso a urina é usada como agente de limpeza e o esterco seco é usado como combustivel para o fogo.

Já o leite, a manteiga (ghee) e o coalho(queijos e iougurte) são a base da alimentação vegetariana e ainda são utilizados na fabricação de poderosos remédios.

O Ghee , por exemplo, é uma manteiga clarificada, muito utilizada na culinária indiana e que serve também para tratar inúmeras patologias, como problemas gástricos e visuais.

A vaca, portanto, não é tratada com um Deus e sim com reverência, pois dá como presente divino, vários produtos para nossa saúde e bem estar.

Nenhum comentário: