quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Chai, chaiii, masala chaiiiiii....


Humm. Isso é bom demais...Quem já foi a Índia, já ouviu estas palavras milhares de vezes.
O chai é uma bebida típica da Índia. Onde quer que você vá, encontra o chai para vender... É uma bebida muito, mas muito aromática.... principalmente aquele vendido no trem...feito da maneira mais artesanal! Ou nas barraquinhas das cidades do interiorrrr!
Existem vários tipos de chai. Com chá preto, sem chá preto, com masala ou sem.

Masala? O que é isto???? Bom ..Masala é uma mistura de temperos picantes, doces e muito, muitíssimo deliciosa...é claro!!!, para quem gosta de especiarias...

Um masala pode variar, existem vários tipos. Porém, o usado no chai, geralmente leva os seguintes temperos: cardamomo, cravo, canela, feno-grego, gengibre, pimenta branca, cúrcuma e pimenta branca. Tudo bem moidinho, ou do jeito que ensino abaixo.
O chai, que mais gosto e mais fácil de comprar, é o Masala Chai. Ele é feito com leite, açucar cristal e uma boa pitada de masala...humm ..o cheiro e o sabor são deliciosos..

Para o Ayurveda o Chai tem propriedades expectorantes, digestivas e revitalizantes devido a sua combinação de especiarias. Auxiliando, também, a resolver a constipação, quando é feito SEM chá preto.


Receita de MASALA CHAI e sem chá preto: (para 2 pessoas)

2 colheres de sobremesa de açucar mascavo
1 xic de leite de vaca
3 xic de água
2 cardamomos moídos
2 cravos
1/2 colher de chá de feno-grego em pó
1/2 colher de chá de cúrcuma
1 pitada de pimenta branca
1 pedaço pequeno de gengibre fresco
1 pauzinho de canela

Coloque o açucar para derreter, quando estiver em ponto de calda coloque todas as especiarias mexendo bem. Adicione a água e deixer ferver . Mantenha no fogo por alguns minutos e em seguida coloque o leite já esquentado.
Se colocar o leite para esquentar junto poderá talhar....

E é só beber....

7 comentários:

Anônimo disse...

Issoparece ser bom demais...vou testar
carla

Magaly disse...

Oi Karla, eu conheco o chai e sempre tive muita vontade de beber habitualmente, mas eu gostaria de saber se pode substituir o acucar por adocante em po na mesma quantidade, uma vez que faco dieta e o acucar nao pode estar junto. Obrigada, e adorei seu blog.

Magaly disse...

Laura
Peco mil desculpas, pois troquei seu nome com o da menina que fez o comentario anterior. Me perdoe por favor.
Um abraco
Magaly

Laura Pires disse...

Olá Magaly
Nunca tentei fazer chai com adoçante, mas deve ficar parecido se for em pó.
O açucar mascavo ou cristal esquenta as especiarias e consequentemente libera seus aromas e propriedades.
Mas você pode tentar.
Um grande abraço e obrigada pelo comentário.

Carolina disse...

Olá Laura,
estou acompanhando a novale "Caminho das Indias" e eles tomam o Masala Chai toda hora.
Acabei de comprar um masala chai que já vem pronto, e estou esperimentando. estou achando bem forte. Falta somente acostumar com o sabor bem temperado.

Regina Figueiredo teixeira disse...

Oi Laura,

Gosto de tomar Chai tipo massala.Vi as receitas mas nao sei onde comprar curcuma e cardamomos.Sera que posso comprar o pó do chai pronto, so p preparar? Onde comprar? Moro em Palmas e no momento estou em Brasilia.Qual loja posso comprar-lo em Brasilia?

Obrigada
Regina
figueiredoregina@yahoo.com.br

cyranodisse disse...

Olá Laura,

sou um entusiasta da culinária indiana e essa foi a primeira vez que vi alguém dando receita de chai sem chá preto. Adorei! Obrigado por me libertar, agora posso tomar um chai depois das 18h sem grande peso na consciência...

A propósito, por acaso você já ouviu falar algo a respeito de quando o chá preto entrou na receita do chai? Já ouvi dizer que quem inventou esse chá foram os ingleses, torrando o meu querido chá verde e criando o chá preto.

Abraço, e parabéns pelo blog.