sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Constipação Intestinal


Este assunto é de extrema importância para manutenção da saúde de todas as pessoas.

Os conceitos e prioridades da saúde do ser humano da medicina ocidental são muitas vezes diferentes da concepção médica oriental...

Enquanto que o conceito de constipação para a medicina ocidental é : (site ABC da saúde)

"Constipação para o paciente significa fezes excessivamente duras e pequenas, eliminadas infreqüentemente ou sob excessivo esforço defecatório.
Para o médico ela pode estar ocorrendo quando o paciente evacua até duas vezes por semana (menos de uma vez a cada 3-4 dias) ou há excessiva dificuldade para defecar.
Já o pesquisador conceitua como diminuição do conteúdo líquido das fezes, ou seja, menos de 70% de água em seu peso total ".

Para a medicina ayurvédica o comportamento saudável de nossos intestinos se dá quando vamos mais de uma vez ao dia ao banheiro. Apenas um dia sem eliminar às fezes já é preocupante. Nosso movimento peristáltico tem de funcionar toda vez que fazemos um boa refeição e logo que acordamos. Só assim o organismo está limpo e livre das toxinas geradas pelo processo digestivo.
Abordo este assunto, porque no meu caso foi crucial esta percepção.

Após fazer o tratamento de desintoxicação (panchakarma), comecei a perceber nitidamente os efeitos dos alimentos e do funcionamento do intestino no agravamento e melhora dos meus sintomas.

Passei a sentir que os conceitos ayurvédicos estavam totalmente corretos no meu caso, pois quando ficava apenas 1 dia sem "ir ao banheiro", percebia uma rigidez forte no braço e em minhas pernas, que, automaticamente, se desfaziam a medida que liberava os intestinos....
Portanto, a atenção dada a alimentação é fundamental para a regularização do funcionamento dos intestinos. Sendo assim, a escolha dos alimentos e a maneira de prepará-los faz toda diferença.

Nenhum comentário: