terça-feira, 11 de novembro de 2008

Netra Basti

(Preparação para o Netra Basti)

Esta foto mostra a preparação para uma das melhores terapias ayurvédicas que recebi no hospital no Kerala, o Netra Basti.

Consiste em um tratamento para os olhos, com a colocação de ghee (manteiga clarificada) aquecido com ervas. Uma massa feita de farinha é usada para construir uma borda, ao redor dos olhos, para que dentro seja colocada a medicação.

Esta terapia ayurvédica é indicada para os problemas de visão em geral, dores no olhos, conjutivites agudas, olhos secos, glaucoma, dificuldades de enxergar, problemas do sistema nervoso, além de aliviar a tensão dos olhos devido à exposição constante à tela do computador..

Um dos sintomas que mais me atordoava era a perda de visual lateral , devido a desmielinização do nervo óptico. Sentia também muitas dores ao redor dos olhos, tinha fotofobia e também era quase impossível a leitura, pois o movimento ocular estava prejudicado.

Durante os 21 dias que fiquei na Clínica fui submetida ao Netra basti diarimente, por 15 minutos.... o líquido composto de ervas e ghee penetrava nos meus olhos profundamente e trazendo um alívio logo após a aplicação.

Mas durante a terapia, sinceramente, achava que ia morrer, devido as intenças dores e ardências, mas que no decorrer dos dias foram melhorando, a medida que o nervo óptico ia sendo tratado e banhado pelo medicamento.

As dores compensaram, pois hoje tenho uma visão perfeita. Consigo ler normalmente, sem óculos, minha visão lateral está totalmente recuperada e o movimento ocular também voltou ao normal....

e assim posso diariamente, além de desenvolver minhas atividades, escrever e compartilhar tudo que passei através do blog...

Um comentário:

Antônio disse...

Oi Laura
Nesse final de semana em Vraja tivemos aula com o prof. Kishora justamente sobre Netra Basti. Todos de nossa turma e em Vrajabhumi estão sentindo a falta de vocês.
Antônio Marones