quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Pipoca com curry


Como falei anteriormente tudo na Índia tem pimenta, condimentos, especiarias e ervas... é uma mistura de sabores, cheiros inexplicáveis... de primeira, parece loucura, mas depois que vamos nos informando mais e mais entendemos os motivos de cada hábito e comportamentos do povo indiano.
Quando estive em Calicut, no sul da Índia para estudar Vaastu shastra (a arquitetura indiana, de onde surgiu o Feng Shui) pude vivenciar um pouco da vida daquele país, mas como meu foco era outro não me interessava pelos conhecimentos da cozinha indiana.

Mais tarde, devido ao fato de ter ficado doente, tive que aprender a me alimentar de uma maneira mais saudável e consciente. Passei a estudar e pesquisar as propriedades das ervas, vegetais, frutas, temperos e me deparei com uma incrível ciência.

A deliciosa e curiosa PIPOCA COM CURRY, que havia comido na praia de Calicut, passou a ter outro significado, ou melhor, entendi um dos motivos de ser tão apimentada, como tudo na Índia.
A pipoca é um grão derivado do milho , e para o Ayurveda é um alimento com característica seca, formador de gases, o que pode alterar suas funções digestivas e gerar constipação. Mas tem como pontos positivos, ser um alimento muito nutritivo e diurético.

Para evitar os efeitos ruins da pipoca, o Ayurveda ensina como antídoto, utilizar o ghee (manteiga clarifica) para cozinhar a pipoca, além de usar os temperos como o curry para diminuir a formação de gases.
Porém, caso você tenha algum desequilíbrio muito grande do seu dosha Vata, os antídotos não serão suficientes, e é melhor evitar comer a pipoca.....

RECEITA DA PIPOCA COM CURRY

1 xic de milho para pipoca
1 colher de sopa de curry
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa ghee (manteiga clarificada)

Esquentar o ghee, colocar o curry e em seguida colocar o milho. Misturar bem e tampar a panela até a pipoca estourar. Colocar o sal e servir.....

Bom apetite...

4 comentários:

Anônimo disse...

Vou testar e ver o que acontece!!!
Sempre que como pipoca sofro dos terríveis gases..
Se der certo..avisoo..
abraços

Fabiana

B disse...

Laura.Vc é mesmo uma figura muito especial, como já haviam me contado meus amigos do curso de ayurveda na UFRJ, Antonio e Irany...Blog bonito, delicado, bem escrito e organizado!
Uma curiosidade: Venho pensando muito em pipoca com curry há cerca de um mes!!!
rssssssss

Juliana disse...

Testei a receita da pipoca e ficou DELICIOSA!!! principalmente as mais amarelinhas...Nem precisa de muito sal...
O mais incrível é que todos os grãos estouraram.
Valeu pela dica.

Anônimo disse...

ADOREI A RECEITA...REALMENTE DIMINUI MUITO OS MALDITOS GASES...EHEHEH...E É DELICIOSAAAA..
PODE ENSINAR MAIS RECEITAS INDIANAS.
ABRAÇOS

carla