quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Pranayamas

(Krishnamacharya)

A palavra pranayama possui dois radicais: prana e yama , que significam energia vital e domínio, respectivamente. Portanto, pranayama significa o domínio da energia vital, ou seja, o domínio da respiração.

Ao praticar pranayamas o fluxo de prana no nosso organismo aumenta e é distribuído pelo corpo através da respiração. Esta controlada, consequentemente, torna a mente quieta.

De acordo com o mestre Iyengar, os asanas (posturas da Yoga) deixam o corpo pronto para os pranayamas e a prática desse exercício respiratório deixa a mente pronta para a meditação.

As técnicas de pranayamas têm por consequência a entrada de quantidades adicionais de oxigênio no corpo, de uma maneira altamente específica. Assim, embora o efeito geral de determinados exercícios de pranayama possa levar o corpo e a mente a se acalmarem e a se tornarem mais reflexivos e meditativos, a técnica nos ajuda a sermos indivíduos mais vigorosos, do ponto de vista físico e mental.

Ficamos também com o corpo mais saudável, com mais disposição e bem-estar. Mas ao praticar alguma técnica de pranayama é preciso tomar certos cuidados, pois alguns erros podem comprometer os resultados e até mesmo gerar efeitos ruins no nosso organismo.


Portanto, quando for praticar busque o acompanhamento de pessoas sérias e que realmente saibam o que estão fazendo.


Existem vários tipos de pranayamas, então a escolha correta de qual técnica será praticada é muito importante. No meu caso tive acesso a várias técnicas de pranayamas que me ajudaram consideravelmente e outras me trouxeram uma melhora surpreendente.

Somos seres individuais, com problemas individuais, portanto a escolha do pranayama correto deve ser de acordo com nossa necessidade específica. Mas é claro que existem algumas técnicas que são boas para grande maioria das pessoas, principalmente quando estamos começando uma prática do zero, pois nosso organismo está extremamente doente e viciado e desde que seja eficaz e BEM ORIENTADA trará benefícios inacreditáveis.


Paz e conhecimento a todos

Nenhum comentário: