sábado, 22 de novembro de 2008

A rotina diária da auto-massagem


Mais uma vez, vou falar sobre a massagem ayurvédica...pois é uma das terapias mais importantes e simples ...

Depois que voltei do hospital, uma das recomendações feitas pelo médico, era a da aplicação de massagem, em todo o corpo, diariamente.

Contratar alguém para me aplicar a massagem diária, ou ir um spa no Rio de janeiro, demanda muitooo dinheiro e também não há garantia da utilização de óleo apropriado e se o profissional tem a técnica apropriada...

Portanto, no início, quando estava ainda muito debilitada, meu marido era o encarregado de cumprir esta tarefa, pois ficava muito cansada e não tinha força para fazer os movimentos de uma auto-massagem...

Depois, passei a fazer sozinha...e no meu caso, por ter o dosha Vata, o óleo a ser utilizado é o gergelim natural e prensado a frio. Só é encontrado em lojas de produtos naturais ou especializadas, pois os óleos que são vendidos em supermercados são refinados.

Então, tome cuidado.. ahh, e também deve-se prestar atenção, pois algumas marcas misturam com óleo mineral , que para o ayurveda, JAMAIS, deve ser utilizado, pois sobrecarrega o funcionamento do fígado.

A auto-massagem deve ser completa, ou seja, todo o corpo deve ser massageado, inclusive a cabeça. Para os Vata, quanto mais óleo melhor.(uso 100ml)..o cheiro forte do óleo de gergelim incomoda no início, mas aos poucos, fui me acostumando, e, ainda mais, porque é um " remédio" no meu caso...

Depois de aplicar o óleo por todo o corpo, o ideal é permanecer por mais ou menos 20 minutos com ele, a fim de permitir a absorção.... é bom deitar, e se cobrir com um lençol para evitar pegar frio e poder relaxar bem .....

Além do óleo lubrificar a pele, ele acalma nosso sistema nervoso, tão agitado e elétrico.... Mas não esqueçam que óleo tem que estar morno, portanto, esquente em banho-maria para que não perca suas propriedades...

Para as pessoas Pitta, é melhor usar um óleo mais refrescante, como o óleo de girassol ou de coco, pois são pessoas que sentem muito calor e necessitam se refrescar internamente.

As pessoas Kapha podem optar pelos óleos adstringentes, como o de algodão ou de copaíba, pois ajudam diminuir o excesso de líquido corporal.

Boa massagem a todos e MUITA saúde...

3 comentários:

Catarine disse...

Estou adorando seu blog. Parabéns pela maneira clara e simples que você escreve.. assim podemos entender um pouco do que você passou e servir de exemplo para todos nós.
Obrigada.
Catarine - Manaus

manu disse...

Passando pra desejar um bom dia!!!

Esses óleos podem ser feitos nas fármacias de manipulação?

lorrayne barros disse...

Olá boa tarde ! Tudo bem ? Primeiro obrigada por dividir sua jornada e ajuda . Estou com uma duvida , se poder me ajudar . .. Sou bata p- pittancom forte desiquilibrio em vata. Mas como tem tempos que não vou no meu terapeuta , sinto que me pitta aumentou ou certas ondas de calores podem tb ser do vata. Na hora da massagem poderia misturar óleo de gergelim com um pouco de coco ?
Obrigada