terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Banheiro indiano



Falar sobre banheiros na Índia e a maneira de usá-los daria um bom e grande livro... As situações que nós ocidentais passamos logo que chegamos lá são as mais diversas possíveis.

É um choque de culturas, de costumes, de hábitos, de tudo.

Da primeira vez que fui à Índia, o aeroporto de Mumbai não estava reformado e modernizado como hoje. Saí do avião e corri desesperada para um banheiro.... Cheguei lá e me deparei com uma latrina igual a da terceira foto, sem papel higiênico, somente com uma torneirinha e uma caneca.....

Nós ocidentais fomos acostumados a sentar nas privadas, sentar em cadeiras, bancos. Não temos mais alongamento nas pernas e ficar em posição de cócoras se torna extremamente desconfortável.

Como muitas pessoas não tem idéia do que seja um banheiro indiano estou postando aqui algumas
fotos de banheiros típicos da Índia.

Na primeira foto a pessoa sobe na louça sanitária e fica de cócoras e para se limpar usa a canequinha e água. Na segunda foto você também fica agachado, mas pode optar por usar papel higiênico ou a torneirinha. E na terceira foto, é tudo mais precário, e agora mesmo é que temos que nos agachar e usar a canequinha.


Mas não se preocupem, que hoje em dia em muitos lugares é possível encontrar banheiros ocidentais e com papel higiênico. Porém, para garantir, deixe sempre um pouco de papel reservado na bolsa....

Muita paz e conhecimento a todos....

2 comentários:

claudia disse...

Oi Laura, aqui é Claudinha, do curso de Teresópolis. Acabou que abandonei o curso e não nos falamos mais, mas não quero perder o contato com você. Estou acompanhando seu blog e ficando com vontade de ir a Índia, coisa que nunca tive. Você foi embora mas que bom que tem escrito, assim posso aprender mais ainda com você. Beijos e tudo de bom.

Silvia disse...

Olá Laura

Estou acompanhando seu blog e estou adorando.
Suas descrições são ótimas e você é muito cuidadosa na escrita.
Parabéns pelo trabalho que estas fazendo.

Silvia