sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O que é Yoga ?

Esta foto mostra umas das excelentes aulas que tive oportunidade de ter com o Prof. Edi Lisboa. Alguns meses após o retorno do hospital na Índia, comecei uma prática suave e importante para a recuperação de movimentos, força, flexibilidade e tranquilidade que havia perdido devido aos sérios sintomas da E.M.


A palavra YOGA é derivada da raiz sânscrita YUJ, que significa ligar, juntar, unir, concentrar a atenção, simbolizando a união do ser humano com o Ser Universal.

Visando este caminho podemos encontrar várias escolas ou linhas de Yoga. Algumas ensinam posturas físicas como início da trajetória da Yoga e outras vão direto para outros aspectos. Mas todas buscam essa sensação de integração com o Supremo.

Yoga é uma ciência ancestral, extremamente sutil, e visa cuidar do corpo, da mente e da alma. A prática prolongada da Yoga traz um sentimento de paz e sensação de bem-estar.

De acordo com o sábio Patanjali: "O objetivo inicial da Yoga é acalmar o caos dos impulsos e pensamentos conflituosos".

A prática de Yoga visa superar as limitações da mente e do corpo. Ela nos ensina que a meta de nossas vidas é embarcar na viagem ao interior da alma. A Yoga nos oferece tanto a meta como os meios para alcançá-la. Os meios fazem parte das oito etapas ou aspectos deste caminho, onde o terceiro são as posturas físicas, os asanas.

Muitas pessoas já sabem que a prática de Yoga faz com que o corpo fique forte e flexível. Porém, o mais importante é que a dedicação diária melhora o funcionamento do sistema respiratório, circulatório, digestivo, nervoso e hormonal. E mais importante ainda é que a Yoga também traz estabilidade emocional, a clareza e o aguçamento de nossa mente. Torna-nos mais objetivos, centrados e, por último, mais felizes e em PAZ.

No meu caso, a Yoga se mostrou algo essencial e importante no processo de recuperação e manutenção da minha saúde. Fui percebendo aos poucos e de maneira muito, mas muito gradual vários benefícios da prática diária. Essa lentidão em proporcionar resultados é o mistério e a sutileza da proposta, pois tudo que é lento costuma ser duradouro e profundo.

Sempre tive minhas dúvidas que esse método de "exercícios de alongamento", como acreditava antes, iria levar-me a algum lugar. Mas hoje sei que seu poder é intenso e somente é revelado a quem se dedica e possui paciência para esperar os resultados surgirem.

A disciplina, a boa e correta orientação na prática de Yoga definem os resultados na nossa saúde, pensamentos e comportamentos futuros.
Ainda não sei o que é essa tal "união com o Ser", mas percebo claramente os efeitos da Yoga na minha saúde e tranqüilidade mental.

Muita PAZ a todos.

4 comentários:

Fatima disse...

Oi, Laura querida.

Gostei de conhecer o seu blog. Vou divulgar.
Você que eu via com uma mulher linda e frágil, descobri que também, és uma mulher de muita força e coragem. Sucesso no caminho india...
Você e o Marcos tem um lugar especial no meu coração.

Muita saúde e paz
Fátima Lima

Mary disse...

Excelente descrição.
Estou adorando seu blog.
Gosto muito de como vc escreve. é clara e muito cuidadosa.
Parabéns.

Mary

Josany disse...

Olá... Adorei seu blog!
Vc conhece a Sahaja Yoga???
Namasté!!

Laura Pires disse...

Olá Josany
Que bom que gostou do blog...
Não conheço a Sahaja Yoga.
Um grande beijo
Laura