domingo, 21 de dezembro de 2008

Shampoo indiano

Descupem a demora para postar...estou na maior correria arrumando as malas para a viajar para Índia, faltam poucos dias...

Hoje vou falar um pouco de como o Ayurveda está infiltrado na vida da sociedade indiana. Mesmo que as pessoas não tenham necessidade de fazer tratamentos mais específicos ou prolongados, a cultura da prevenção e tratamento constante da saúde faz parte da maioria dos indianos.
Muitas vezes, eles próprios, não sabem que os produtos comercializados nos supermercados, farmácias possuem uma base do ayurveda para serem produzidos.
Um dos exemplos é de um tipo de Shampoo em pó muito usado na Índia. Tive o contato com seu uso quando estava no hospital. Como não podia utilizar produtos químicos, principalmente na cabeça, devido as orientações médicas, e também, a mesma deveria permanecer o máximo possível com o óleo dos tratamentos como do Shirovasti, as enfermeiras utilizavam este pó da foto para cuidar de meus cabelos.
O pó é feito de várias ervas com funções diversas, entre elas retirar o excesso de óleo dos cabelos, e quando molhado produz uma espuma semelhante a do shampoo líquido que estamos acostumados a usar.
O shampo de ervas é altamente eficaz em nutrir o cabelo com proteínas desde a raiz e lava retirando a sujeira acumulada sem ressecar. Além disso, proporciona a maior resistência e brilho ao cabelo, e um crescimento surpreendente, aliado a outros tratamentos.
Muita saúde e paz a todos

8 comentários:

Criando Asas disse...

oi laura! por aqui esta tudo tranquilo, vem sem medo!!

sera que vamos conseguir se encontrar depois? acho que ficaremos em kovalam ate o inicio de feveiro...

escreve pra gente qdo souber pra onde vai depois!!

bjs

rapha

Adriana disse...

Oi Laura!

Tenho acompanhado o seu blog e aprendido muito sobre essa medicina e cultura tão fascinantes. Obrigada pela sua disponibilidade em compartilhar sua experiência.

Desejo a vc uma excelente viagem, boa sorte e um 2009 cheio de saúde, paz e boas realizações! Bjos!

Anônimo disse...

Muito interessante este pó para os cabelos. Acho que aqui no Brasil não existe nada parecido.
E o cheiro como é? Deixa o cabelo bonito?

abraços

Flávia

Laura Pires disse...

Olá Adriana e Flávia

Obrigada pelos comentários....Fico feliz que esteja ajudando muita gente.

Em relação ao pó, ele é bem perfumado. Se realmente ele deixa o cabelo bonito eu não sei...pois usei ele associado as terapias com muito óleo e não sei de quem realmente é o mérito.
Mas as mulheres de lá, pelo menos no sul da Índia, usam muito e elas tem cabelos lindos.

Bjs e muita saúde

Aspazia disse...

Laurinha, finalmente consegui ler o blog, e já me cadastrei para acompanhar. Estou adorando, cada conversa com vc ou leitura são uma verdadeira aula. Admiro demais sua força (e a do Marcos tb, claro) e espero q a viagem de vcs seja maravilhosa... Estaremos esperando vcs, ansiosos pelas novidades !

Um abraço forte, até a volta !!

jakelinemejorado/mandalas arte e transformação disse...

Oi Laura,

Como consigo este "po" aqui no brasil, ou qual e' o nome exato para que eu possa pesquisar?
obrigada e parabens pela suas postagens

LAURA disse...

Olá. Também estou interessada neste pó, a marca,nome,onde conseguir,e se existe outro tipo de shampoo ou sabão,além de informações sobre óleos para umectaçāo e Henna. Obrigada

LAURA disse...

Olá. Também estou interessada neste pó, a marca,nome,onde conseguir,e se existe outro tipo de shampoo ou sabão,além de informações sobre óleos para umectaçāo e Henna. Obrigada