segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Shirovasti


Esta foto aqui mostra um pouco mais do tratamento que fiz na Índia.
Os procedimentos são bastante curiosos e diferentes para nossa concepção ocidental. Na maioria das vezes achamos que não surtirão nenhum efeito medicinal, apenas simples relaxamento do corpo. Mas estamos completamente equivocados, as terapias da Medicina Ayurvédica são eficazes e extremamente coerentes com o que se propõem.
A terapia da foto acima é chamada de Shirovasti, e é aplicada só nos casos em que o desequilíbrio do organismo é grande e para problemas específicos como insônia, paralisia facial e distúrbios do sistema nervoso e cegueira.
Consiste na colocação de uma lâmina de couro ou de folha de bananeira sobre a cabeça em forma de cone. É presa com panos e com massa de pão, para dar bastante aderência na cabeça. Em seguida, a médica faz um oração e coloca o óleo medicado e morno. O tempo de duranção varia para cada problema, no meu caso, ficava 1 hora por dia.
Durante a terapia várias sensações ocorriam, desde formigamentos, cansaço e muito, mais muito sono. Mas este último era meu maior inimigo. Dormir durante e a terapia é extremamente contra indicado, minha cabeça poderia tombar e todo o óleo derramar, além de que perderia os benefícios da terapia.
No início do tratamento achei que não ia funcionar, não tinha idéia do real objetivo do processo.
O médico do hospital explicou que era um procedimento que iria banhar o cérebro de óleo e o mesmo iria percorrer todo corpo.
Duvidei profundamente de suas palavras. Como assim? O óleo ia penetrar meu crânio? Banhar meu cérebro? ???
Mas depois de 10 dias de aplicação diária e por 1 hora, percebi que era real. Comecei a sentir um gosto de óleo queimado na boca... mas de onde vinha? Não estava comendo nada de óleo, a dieta prescrita não permitia...
Então percebi que o óleo realmente tinha "entrado" na minha cabeça e agora esta banhando minha língua!!! Já estava descendo, conforme as informação do médico. Meus conceitos e crenças no tratamento começaram a mudar.
Passei a ter certeza e acreditar mais no que a equipe médica do hospital falava. Os resultados já estavam surtindo efeito e as terríveis dores e desconfortos estavam por me deixar...e, assim, me mostrar os reais poderes e alcance desta medicina tão fantástica e coerente.
E muito importante!!!! Esta terapia deve ser realizada sob supervisão de um médico ou terapeuta muito experiente. Não deve ser aplicada em casa. Exposição ao frio, ao sol e ao vento é estritamente proibido durante os dias da aplicação, pois podem acarretar sérios efeitos nocivos no corpo, podem até gerar o efeito contrário, agravando o estado de saúde.
Paz e conhecimento a todos...

2 comentários:

Glauco disse...

Oi Laura,
acho que tu não deve te lembrar de mim.
A gente se conheceu a muito tempo atrás em Pelotas sou amigo do Ben-hur e estou aqui pra te desejar muita paz, saúde, força e sucesso nesse tratamento, pois, acredito ser tão mais eficiente que o tratamento ocidental convencional que estamos acostumados.

Um beijo e muita felicidade pra ti.

Adriana disse...

Nossa, muito interessantes as terapias que vc está descrevendo aqui, Laura! Impressionantes mesmo, coisas que eu jamais imaginei que existissem! Imagino como deve ter sido estranho para vc, pois nós não estamos mesmo acostumados com isso. Mas com fé tudo é possível. Eu acredito plenamente na eficácia da Medicina Ayurvédica. Continue divulgando, tenho certeza que está ajudando muita gente. E boa sorte para vc. Saúde e paz! Bjs.