quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Tipos de inquietude

Ashram da Arte de Viver - Bangalore - India (Foto)

Estava lendo alguns pensamentos de Sri Sri Ravi Shankar, um indiano, fundador da ONG com maior número de voluntários do planeta e que possui diversos trabalhos sociais em vários países.

Além disso, a FUNDAÇÃO ARTE DE VIVER possui vários cursos com técnicas eficazes de pranayamas e meditações que falarei mais especificamente em outro post.Então, segue um pensamento bem interessante dele:


OS 5 TIPOS DE INQUIETUDE

O primeiro tipo de inquietude está relacionado ao lugar onde você está. Quando você sai deste lugar, da rua ou da casa, imediatamente se sente melhor. Entoar mantras, cantar, crianças rindo e brincando podem modificar essa atmosfera de inquietude.

O segundo tipo de inquietude está no corpo. Comida errada ou comida tipo vata, comer nas horas erradas, não se exercitar e excesso de trabalho, podem causar uma inquietude física. O remédio para isso é se exercitar, moderar no trabalho, e uma dieta de vegetais e sucos.

O terceiro tipo de inquietude é mental. É causada pela ambição, pensamentos fortes, gostos e desgostos. Conhecimento pode curar essa inquietude. Ver a vida por uma perspectiva maior, conhecimento sobre o Ser e a impermanência de tudo. Conhecimento sobre sua vida ou morte, confiança no Ser, no Divino, podem acalmar a inquietude mental.

Então, há a inquietude emocional. Nenhuma quantidade de conhecimento pode ajudar aqui. Fazer pranayama ajuda! Toda essa inquietude emocional desaparece. Além disso, a presença do Guru, de uma pessoa sábia ou de um santo pode ajudar a acalmar sua inquietude emocional.

O quinto tipo de inquietude é raro. É a inquietude da alma. Quando tudo parecer vazio e sem sentido saiba que você é muito afortunado. Essa procura e inquietude é a inquietude da alma. Não tente se livrar disso. Abrace isso! Dê as boas vindas! Normalmente, para se livrar disso, as pessoas fazem um monte de coisas: mudam de lugares, empregos ou parceiros, fazem isso e aquilo. Parece ajudar por algum tempo, mas não dura muito.

Sozinha, essa inquietude da alma pode trazer em você a oração autêntica. Traz perfeição, Siddhis, e milagres na vida. É tão precioso ter essa profunda busca pelo Divino. Satsang e a presença do iluminado acalmam a inquietude da alma.
Sri Sri Ravi Shankar

4 comentários:

Rachel disse...

Belo ensinamento.

Se puder fale um pouco mais de meditação e yoga.

Abraços

Rachel

Anônimo disse...

Laura
Incrivel,estou com tanta inquietude que precisaria de uma tarde de conversa.
Aceita?
Grande beijo,
Bia

Otávio disse...

Muito interessante essa matéria.
Gostei pois cita exemplos que realmente parecem nos inquietar no dia-a-dia.

Abraço,
Otávio.

Marcia S. Zen disse...

Olá Laura, tudo bem?

Vc poderia falar sobre o Sudarshan Kriya? Ou, é somente para quem faz os cursos do Art of Living?

Sds,

Marcia.