sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Work in progress


Chegamos em Mumbai. São uma da manhã. Mas estamos bem, apesar do horário e do cansaço.
Durante o vôo consegui preparar minha refeição. Mesmo com a comida vegetariana do avião não tive o que comer.
Fui ao comissário de bordo e pedi que completasse com água quente um pote onde cozinharia meu macarrão de arroz, apenas um minuto e está pronto.
O comissário ficou intrigado e quis saber o porquê do pedido. Expliquei tudo, sobre a doença, o tratamento na Índia e o Ayurveda. Porém, ele não acreditou em mim.
Não conseguia compreender que na Índia existisse cura para qualquer doença que não passasse de um resfriado. Perguntou-me por duas vezes: “Do you believe in it?” ( Você acredita nisso?). Realmente, poucos sabem do poder do Ayureda, e ainda duvidam de suas capacidades.
Logo ao sair do avião tive novas experiências na Índia...a Índia está em progresso, está mudando rapidamente. Se você quer conhecê-la venha logo, pois está tudo se transformando.
A globalização roubou o encanto da Índia. Não há mais elefantes na rua de Mumbai, pessoas dormindo nas ruas agora são poucas, as grandes avenidas asfaltadas tomaram o lugar das ruas de terra e esburacadas. O cheiro mundou, a comida está sendo pradonizada (Pizza Hut, Mac donald’s, starbucks, etc...), as propagandas são mais agressivas, as roupas... infelizmente... as roupas estão se ocidentalizando, quase nada de saree, kurta ou batas indianas. Muita calça jeans, blusas justas e sem manga. Algo inimaginável na antiga Índia.
O aeroporto em obras... no chão muito carpete, banheiros ocidentais e limpos (melhores que no aereoporto do Rio de Janeiro), ar condicionado, duty free com muito uísque e perfume, além de uma nova orgnização para táxis e ônibus.
Não há mais desconforto. Tudo está ficando fácil e ocidentalizado. A Índia está em progresso e as mudanças transformando seu povo, sua cultura, hábitos e comportamentos.
Na primeira foto, uma pintura do que vemos de fato na ruas. Vendedores ambulantes agaichados no meio das avenidas modernizadas.
Na segunda foto, é possível ver um pouco da saída do aeroporto, onde antes milhares de taxistas ficavam na nossa volta, agora apenas surge aquele que irá nos levar embora.

Algumas continuam a sentar no chão, antes perfeitamente integrada ao cenário, agora passam a distoar.
Paz e saúde a todos.

Nenhum comentário: