segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"Olho nos remédios".

Uma reportagem da Revista Época de 15 de setembro de 2008 me chamou muita atenção.
Trazia informações a respeito de medicamentos que o FDA está investigando devido as suspeitas de provocar danos a saúde do paciente. Que novidade!!! Os indesejados e constantes efeitos colaterias. Dentro desta primeira lista (a cada 3 meses divulgarão novas) encontra-se um medicamento chamado TYSABRI, que será liberado no Brasil nos próximos meses para o tratamento de Esclerose múltipla e que apresenta um risco potencial de desenvolvimento de Melanoma. Impressionante, mas em breve vários neurologistas no Brasil estarão discursando e convencendo seus pacientes de que este medicamento é a mais nova tecnologia e irá melhorar a qualidade de vida....enquanto que nos EUA o remédio já está em fase de um possível banimento. E os pacientes do terceiro mundo, podem vir a acreditar que estão se tratando com algo de ponta, mas na verdade estarão correndo sérios riscos dos efeitos medicamentosos. Portanto, antes de tomar qualquer medicação é bom pesquisar !!!
Maiores informações :

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O que é dosha? Vata, Pitta e Kapha


A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, : espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano.    Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas ( humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos.                                                                   Espaço e ar formam o dosha Vata, fogo e água geram o dosha Pitta e água e terra formam o dosha Kapha.                                                                          Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porem quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas.                                                              Portanto,  Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, ou seja o biotipo.

Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas.Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode gerar uma doença. O restabelecimento deste equilíbrio original dos doshas se faz através de dietas específicas, yoga, pranayamas, meditação, massagens e mudanças comportamentais.  




Vata: As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, ativas e costumam ter a pele seca e eventualmente constipação intestinal. Elas devem evitar alimentos amargos, bem como a exposição ao frio e ao vento.Pitta: São pessoas ativas, com boa capacidade física e inteligência aguçada. Têm tendência à raiva e são facilmente irritáveis. As pessoas com predominância Pitta devem evitar alimentos salgados e picantes, para não aumentar o fogo digestivo.
Kapha: As pessoas com predominância Kapha costumam ser grandes e pesadas, podendo facilmente tender à obesidade. Devem evitar alimentos úmidos, frios e pesados, como massas e arroz. Quando em desequilíbrio, este costuma manifestar excesso de muco e problemas respiratórios