quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A causa de nossas doenças - Parte III



Por último, temos as pessoas de dosha Kapha que são as mais apegadas às situações, e que sentem mais dificuldade de mudar um hábito. Por isso, quando estão fixadas num comportamento que lhes desequilibram criam uma enorme resistência para alterá-los, mesmo sabendo que seria importante para sua saúde e melhor qualidade de vida. A inércia é uma situação que os “kaphas” precisam vencer para obter o sucesso de suas pretensões.

Muitos comportamentos que possuem em sua essência a característica da “inércia” podem prejudicar a vida das pessoas de dosha predominante Kapha. A tendência a comer doces e guloseimas é uma constante na vida destas pessoas. O que os tornam mais sedentários e sujeitos a doenças de acúmulos no corpo, tal como cistos e até tumores.

Comer sorvetes todos os dias, que são gordurosos e de difícil digestão, pode gerar um acúmulo de material não digerido no corpo que com o passar dos anos eclode como um tumor. Mais uma vez não nos damos conta que nossas atitudes no decorrer de anos são responsáveis pela aparição de uma doença e buscamos soluções imediatas, tais como cirurgias. Esquecendo de observar os atos que nos levaram ao desequilíbrio do organismo.

Comportamentos que agravam KAPHA:

- Falta de exercícios.
- Estilo de vida indolente, um comportamento preguiçoso ou apático.
- Consumo excessivo de doces e líquidos.
- Dormir demais, acordar tarde pela manhã ou dormir à tarde.
- Comer demasiadamente, principalmente comidas ricas em carboidratos ou muito nutritivas.
- Durante as épocas de chuva, deixar-se ficar molhado.
- Vestir roupas úmidas e não se secar completamente após o banho, principalmente os cabelos.
- Ficar muito dependente do parceiro, sem praticar mais desapego na relação amorosa.
- Comer sorvetes e outros alimentos gordurosos.
- Evitar um estilo de vida consumista.

Saúde a todos.

4 comentários:

Vanessa disse...

Laura , minha mãe ficou apaixonada pelo seu blog!
estou acompanhando seu tratamento e minha mãe tbm !rs
muito interesante os comportamentos que as pessoas de vata tem que ter !
Escreve mais que eu to adorando ler !rs
Namaste

Anônimo disse...

Oi Laura...parabens pelo blogg...eu e a Mi temos acompanhado a evolução do seu tratamento e torcendo q de tudo certo...obrigado pelas aulas e medicina Ayerveda (ainda não sei o q sou...Kapha,...,..)mas td bem...bjs e dá uma feliz aniversário (atrasado) ao Marcus.

Carolina disse...

Laura, me ajude...

Pela sua descrição eu sou uma pessoa Kapha. Pois faço quase tudo que você falou nos comportamentos que agravam.
Como mudar de atitude?

Abraços e muita paz e saúde!
Carol

Bruna Laet[ disse...

Laura,
Adoro seu blog e quero agradecer as informações compartilhadas.
Parabéns pelo tratamento, com certeza tudo dará certo.
Pessoas que moram em numa cidade como São Paulo tendem a se comportar como Kapha, assim como eu.

Estou acompanhando...
Tudo de bom pra vc!