quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Novela Indiana





Os programas de televisão na Índia são sempre muito coloridos e engraçados. Existe sempre um drama familiar e um romance proibido. Tenho assistido uma novela indiana onde aparece uma Índia muito mais organizada e limpa.
Quando vemos um flash da rua podemos notar que o cenário foi completamente retocado. Não há sujeira, confusão no trânsito e muitas pessoas circulando. Uma Índia dos sonhos, mas sem perder seu aspecto rico de cores e de detalhes culturais.
Nas cenas dentro de casa, os cenários são extraordinários, as casas parecem palácios e as vestimentas dos mais ricos são fantásticas, transbordam em cores, brilhos e designs. A quantidade de jóias usadas pelas mulheres também impressionam.
Mas o que mais chama atenção é a importância que dão às expressões faciais durante o drama familiar. De repente o programa entra em câmara lenta com um zoom no rosto do artista para enfatizar sua emoção. Como no teatro indiano, o Kathakali, as expressões emocionais são o ponto alto.
E é fácil se dar conta de que no dia-a-dia os indianos são atentos as nossas expressões. Mesmo sem um comunicação perfeita entre nós, eles sabem perfeitamente quando estamos gostando ou não de alguma situação.

O médico sabe pelo primeiro contato, na visita da manhã, se estou bem, apenas olhando minha face. Na cantina, antes de falarmos qualquer coisa, os garçons e os outros pacientes, que já fizemos amizade, reconhecem nosso humor do dia pela simples observação de nossos rostos. O que conversamos depois é apenas um adorno ao que interessa, o nosso estado de espírito.
Paz e saúde a todos.

2 comentários:

Salamandra disse...

Olá

descobri seu blog por acaso(ou se calhar não foi) gostei muito, yem informações e relatos preciosos.
Desejo-lhe muita paz, saude, e força.
Vou voltar aqui para acompanhar o seu processo entretanto fica no meu coração.

Um abraço de alma
salamandra

Beaz disse...

Que delicadeza para com o próximo esse treino de sensibilidade!
Que seu médico sempre se alegre com a sua expressão matinal!
Melhor a cada dia!
Beaz