segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Rickshaw, Ambassador - Transportes da Índia

O ambassador no hospital.


















Só para distrair um pouco da rotina do hospital vou falar de transporte na Índia.
Falar sobre transporte na Índia é algo infindável... reclamamos constantemente da confusão do trânsito no Brasil, dos engarrafamentos, do excesso de velocidade, da conservação dos carros e caminhões, mas aqui na Índia é tudo muito mais caótico, porém, funciona perfeitamente.

Nas grande avenidas, milhares de carros, ônibus, bicicletas e caminhões dividem os espaço com vacas que muitas vezes insistem em ficar deitadas bem no meio da via... eles dão um jeitinho indiano e tudo continua a funcionar... é preciso só ter paciência.

Um dos meios de transporte mais utilizados é o rickshaw. Um pequeno carrinho de três rodas que tem capacidade para três pessoas. O motorista e mais duas pessoas atras, mas é claro, estamos falando de Índia, e muitas vezes podemos ver rickishaws lotados, com 6, 7, 10 pessoas. Inimaginável...mas eles conseguem.

Os caminhões são sempre muito coloridos e você sempre encontra atras deles e dos demais veículos a expressão “Please Horn”. Ou seja, “Por favor, buzine” . O barulho nas ruas é constante, os motoristas buzinam o tempo todo, para avisar que estão atrás ou que querem ultrapassar.

Como nos no Brasil que estávamos acostumados com os fusquinhas até pouco tempo atrás dominando o trânsito nas ruas, os indianos possuem um carro inglês, o Ambassador. Geralmente na cor branca, seu modelo não muda a décadas, a não ser pela moderna opção do ar-condicionado. Muito maior que nosso fusquinha e mais confortável é um prazer viajar nele. Com sua velocidade moderada sentimo-nos mais seguros nas estradas do país. E todo o lugar que ele aparece ganha um charme a mais, lembrando os anos 50 no Brasil. Na clínica (veja na foto) eles sempre aparecem embaixo de nossa varanda e sentimos como se tivéssemos entrado numa máquina do tempo.

Nas grandes cidades é comum vermos ônibus de dois andares como os de Londres, porém com as peculiaridades indianas, lotados.

Selecionei algumas fotos que tinha de outras viagens e desta também, para vocês conhecerem um pouco mais dos transportes da Índia.

Porém, o mais curioso é ver um macaco tomando carona numa bicicleta. Parece que na Índia as diferenças são REALMENTE aceitas.

Paz a todos.

5 comentários:

Bruna disse...

Paciência, paciência ... uma qualidade que certamente não acompanha nosso modo de vida! Assim como outras inúmeras virtudes que são, muitas vezes, esquecidas por aqui! Não te preocupes com os sintomas, são passageiros, pois estamos todos aqui num só pensamento muito postivo para que saia tudo como o esperado! E assim será!
A proposito, muito charmoso o carro à lá anos 50, o ambassador! Adorei, hehe!

Um grande beijo, paz, saúde e o que mais de bom eu puder desejar,
Bruna Santiago Almeida.

Anônimo disse...

Brigado pelas informações ajudou muito o meu trabalho de inglês sobre o transporte na India !!!

Anônimo disse...

Muito bom esse post...era o que eu estava procurando para o meu trabalho de inglês sobre a india...

Anônimo disse...

obrigada ajudou mt no meu trabalho de inglês

Anônimo disse...

Uhuul ótimo vou tirar ótima nota em historia