terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A causa de nossas doenças - Parte 1

Um grande de número de doenças e problemas crônicos de saúde costumam nos afetar quando estamos por volta dos 30 anos e principalmente após os 50. Boa parte destas manifestações se devem a comportamentos e padrões emocionais, que estão correlacionados com o estilo de vida do mundo moderno.

Vejo que isto fica cada dia mais claro para minha história pessoal, muito de meus hábitos não eram saudáveis e por muito tempo não pude me dar conta disso.

Somos seres formadores de hábitos, e muito de nossos comportamentos são repetições de padrões que aprendemos com as gerações anteriores e que por várias vezes podem estar equivocados.

Vou dar um exemplo bem comum. No mundo ocidental é muito usual se acreditar que ar fresco é bom para saúde. Até certo ponto, não deixa de ser verdade, mas para o ayurveda o que importa é o equilíbrio dos fatores sob o qual nos expomos. Se ficamos submetidos apenas a um aspecto do que nos faz bem por muito tempo acabamos por adoecer. Tudo em excesso parece fazer mal.
Para o ayurveda existem 5 fatores básicos (vento ou frio, fogo ou calor, água ou movimento, terra ou elementos densos e éter ou excesso de pensamentos) com seus subfatores que devem estar sempre presente em nossas vidas. Se exageramos na idéia de pegar ar fresco podemos adquirir um resfriado, que eventualmente poderá progredir no decorrer de anos para um reumatismo num momento mais avançado da vida, sem que percebamos que tudo começou a vários anos atrás com o hábito de se expor demasiadamente ao ar fresco todos os dias.

Muitas pessoas jovens nem parecem sentir o efeito de se expor a um tempo frio, insistindo em usar roupas curtas nestas condições, até mesmo no inverno. Mas caso a constituição da pessoa seja do dosha VATA, como o meu, acabará sofrendo doenças mais sérias, tais como artrite ou reumatismo, que tiveram suas raízes neste hábito ou em outros igualmente agravadores do VATA.

Segue uma relação de COMPORTAMENTOS que desequilibram as pessoas com dosha VATA:

- Muita atividade aeróbica ou dança.
- Excesso de informações e imagens.
- Saídas noturna, causando fadiga e irritação nervosa.
- Corridas e dietas visando perder peso.
- Consumo excessivo de folhas e vegetais crus.
- Muita atividade sexual.
- Muitas conversas no telefone, principalmente no celular.
- Pouco tempo reservado para ficar sozinho.
- Carência de rotina.
- Assistir muitos vídeos, cinema ou TV.
- Muitos desafios emocionais sem o tempo necessário para digeri-los, através de reflexões e apaziguamento emocional.
- Falta de suporte familiar ou emocional.
- Falta de carinho.

Saúde a todos.

Um comentário:

Salamandra disse...

È sempre com muito prazer que passo aqui pois saio com mais e mais informação, obrigada.
Tenho um prémio no meu blog que ofereço a todos, passa por lá se quiseres e traz para o teu, é dado de coração.È um golfinho

Um abraço de alma, e as tuas melhoras
Salamandra