sábado, 24 de janeiro de 2009

A rotina diária para saúde


Muitos indianos praticam o Dinacharya as 5 horas da manhã nas margens dos rios, principalmente do Rio Ganges, ou em casa.
Para o Ayurveda a higiene pessoal, a dieta alimentar e o estilo de vida que levamos são fundamentais para a boa saúde. Para possuirmos uma condição saudável o Ayurveda acredita que temos de seguir uma rotina específica diária, chamada de DINACHARYA e também uma rotina sazonal, conforme as estações do ano, conhecida como RITUCHARYA.

Para os sábios indianos do Ayurveda, tal como o sábio Sushruta, a idéia de saúde é definida como a situação onde os três doshas ( Vata, Pitta e Kapha) estão num estado de equilíbrio. A digestão e o metabolismo do corpo estão adequadamente ativos, ou seja, o fogo interno (Agni) está nem mais nem menos ativo, e os tecidos corporais, conhecidos como DHATUS, bem como os sistemas excretores do corpo se encontram num estado normal. Quando estas condições estão presentes num indivíduo, seu estado físico e mental mantêm-se em harmonia, saúde e felicidade.

Se seguirmos as orientações ayurvédicas de um apropriado regime de vida e evitarmos os desvios e a imprudência em nossas rotinas podemos ter uma vida saudável e feliz.

Os tratamentos ayurvédicos acontecem quando, na maioria dos casos, fomos indulgentes com nós mesmos e necessitamos restabelecer o mecanismo correto do que foi perturbado.

Dinacharya (rotinas diárias) podem ser sinteticamente listada.
A orientação básica é acordar antes do nascer do sol, momento do dia conhecido como Brahma muhurta, que é mais favorável para as práticas que se seguem:

1. LIMPEZAS: Cuidar do corpo promovendo sua limpeza, que envolve escovar os dentes, raspar a língua retirando as toxinas que o estômago devolveu à boca durante a noite; gargarejar e bochechar com o mesmo propósito, fazer uma auto-massagem com óleo apropriado para seu dosha; aplicar óleo ou ghee nos orifícios como narinas e orelhas; tomar banho, fazer a barba, aparar cabelos e unhas, vestir roupas limpas, perfumar-se e enfeitar-se para o dia.

2. SATISFAZER AS URGÊNCIAS NATURAIS: Suprimir a vontade de ir ao banheiro é extremamente nocivo ao corpo, isso inclui: evacuar, urinar, liberar gases estomacais e intestinais, espirrar, beber água, saciar a fome, dormir, ejacular, vomitar quando tiver vontade e bocejar. Trancar as vontades naturais pode provocar várias doenças. Para o ayurveda o que deve se suprimir é as urgências mentais , tais como, a raiva, a inveja o medo, a vaidade, o ciúmes....

3. EXERCÍCIOS: Os Vatas devem evitar atividades aeróbicas, os Kaphas devem praticar exercícios intensos e os Pittas exercícios moderados. Praticar yoga é sempre indicado, exceto durante tratamentos severos de saúde, a não ser que se esteja sob orientação de um professor experiente na patologia apresentada.

4. DISCIPLINA MORAL: Para o ayurveda um rotina de observância da atitudes mentais e morais são fundamentais para não gerarmos estresse em nosso organismo e não cairmos doente. Julgamentos equivocados sobre os acontecimentos da vida também provocam sofrimentos e conseqüentemente patologias mais a frente. Uma prática religiosa também é recomendada para manter o homem com clareza sobre a sua importância no projeto divino e diminuir o egoísmo. Portanto, respeitar os santos, mestres e professores, ajudar o próximo, manter-se esperançoso diante das dificuldades da vida são hábitos que geram SAÚDE.

Namastê a todos.

Um comentário:

marcia disse...

oi meu nome e marcia. estou adorando aprender como cuidar da saúde, quero aprender muito mais. tambem acisti o filme "magia dos temperos" beijos...