terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Roupa indiana tradicional- Dhoti




Certo dia estávamos assistindo um encontro de alguns pacientes no final do dia. Eles se reuniram na frente do Templo, que fica do outro lado da rua, e fizeram uma fogueira. Depois colocaram um rádio para tocar músicas indianas pops e começaram a dançar em círculos ao redor da fogueira.
Havia gente de toda idade. Uma senhora puxou-me para dançar com eles e aceitei convite, mas logo me dei conta de que o calor da fogueira não estava me fazendo bem e resolvi parar. Eram indianos que admiravam a modernidade e as músicas eletrônicas no estilo indiano.
As mulheres vestiam desde sarees a calças jeans, e os homens usavam roupas ocidentais e o tradicional Doti. O médico chefe da clínica em certo momento juntou-se aos pacientes. Fiquei muito atenta a sua vestimenta, usava apenas o Doti e um pano para cobrir seus ombros. Ele estava com as vestes dos tradicionais indianos do sul da Índia.
Todos pararam de dançar para observar e reverenciar o médico, e percebemos que o Doti somado a pessoa do médico impunha respeito entre os indianos.
Meu marido criou um interesse especial pelo traje, e resolveu comprar um e usá-lo. Um dos pacientes se dispôs a ensiná-lo a vestir.
Trata-se de um tecido de aproximadamente 4 metros, ou de 2 metros. O Doti pode ser de diversas cores, sempre com uma faixa de outra cor, que funciona como uma barra no fim da saia.
Para vestir o doti, deve-se abrir o pano e enrolar na cintura como se fosse uma toalha de banho.
Mas detalhe: tem que deixar sobrando cerca de 50 centímetros aberto na lateral. Como o pano ficará na altura do peito deve-se enrolar até a altura da cintura, e continuar esticada a sobra lateral. Depois de enrolado, deve-se dobrar a parte lateral para frente do corpo duas vezes e prender a parte superior na cintura.
É comum que se segure as duas pontas na hora de se andar na rua, a fim de refrescar as pernas e também evitar um tombo quando se sobe escadas ou ladeiras, já que seu comprimento vai até os calcanhares. As vezes também dobram o pano na altura do joelho e prendem a borda inferior junto a borda da cintura para refrescar o corpo, já que a temperatura aqui está sempre muito alta.
Paz e saúde a todos

2 comentários:

vania disse...

sou filha do roberto marinho como eles achamque pessoal do iterior e indio eles usaram caminho da india este pessoal me humilha todo dia

elyda disse...

eu sou filha do brad pitt e nao era o que eu tava procurando