sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Templo Indiano

(Templo Shivaista - estou do lado direito com as canadenses)
Ontem foi o primeiro dia do ano. Os indianos não comemoram o ano novo como nós. Provavelmente por que não existe a vinculação de nenhum motivo religioso atrelado à virada do ano.
Mesmo assim, no templo na frente do hospital houve uma celebração. As pessoas circunvolviam o templo enquanto eram proferidos mantras e os sacerdotes ascendiam as lamparinas na entrada da construção.

A atmosfera era entorpecedora, o cheiro de incensos, o flamejar das chamas, e os cantos ininterruptos faziam nossas mentes vagarem no vazio.

Dentro do templo o ambiente era mais intenso em todos os aspectos, mas não nos atrevemos a entrar.

Do lado de fora vários cães uivavam dependendo do mantra proferido pelos sacerdotes. A simplicidade dos sacerdotes era impressionante, enquanto os indianos despiam apenas seus pés deixando os sapatos do lado de fora do templo, os sacerdotes usavam apenas um pano enrolado na cintura de cor açafrão, símbolo da renúncia à vida material.

Encontramos duas senhoras indianas na frente do templo que puxaram conversa, e apesar de possuírem aparência indiana , se apresentaram como canadenses. Mais uma vez ouvimos a mesma história diária: Indianos que moram no exterior ficam doentes, tentam vários tratamentos e remédios alopáticos, mas sem sucesso e com sérios efeitos colaterais. Então, mais tarde, quando se encontram sem alternativas, resolvem voltar ao seu país de origem em busca de tratamento e cura para suas doenças.

Paz e saúde a todos.

3 comentários:

Otávio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Otávio disse...

Ae Laura!
Que bom que está ocorrendo tudo bem por aí. Estamos torcendo muito por ti.

Ótimo 2009 e que esse ano seja cheio de realizações.

Bj!

Criando Asas disse...

oi queridos!

FELIZ ANO NOVO!! achei o quarto otimo e a comida estava com uma cara deliciosa! espero que de tudo muito certo e que vcs possam vir pra kovalam encontrar com a gente!!

mtos bjs,

rapha e diego