terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Culinária indiana - Palak Paneer

A culinária indiana é rica de sabores e variedades. Em cada estado, cada região você encontra pratos típicos bem diferentes e apimentados.

A maioria dos indianos são vegetarianos, mas uma grande parte da população consome peixe, devido a sua longa extensão costeira. E os indianos de religião mulçumana são carnívoros como nós brasileiros.

A comida é uma parte importante da cultura indiana, e tem valor tanto na vida diária quanto nos festivais. A maioria das refeições na Índia consiste em 2 ou 3 pratos principais com opções de molhos variados como chutneys (condimento de sabor agridoce, picante ou uma mistura dos dois) e picles, todos acompanhados de arroz e chapati (pão).

Um dos pratos mais fáceis de se pedir em restaurantes para os ocidentais que ainda não estão acostumados com o tempero indiano é o Palak Paneer. Palak significa espinafre e panner queijo ricota. Ele tem poucos condimentos e geralmente você encontra nos restaurantes de todo o país.

Segue então a receita para vocês testarem um pouco da comida indiana e satisfazer aos inúmeros e-mails que a solicitaram.

RECEITA DE PALAK PANEER
Ingredientes

250g de espinafre

1 cebola roxa em cubos

1 xic de tomates cortado em pedaços pequenos

1 colher de sopa de ghee (manteiga clarificada)

1/2 colher de chá de gengibre ralado

1/2 colher de chá de açafrão da terra

1/2 colher de chá de cominho em grão

1/2 colher de chá de páprica picante

2 pimentas dedo-de-moça

250g de panner ou queijo ricota cortado em cubos

4 colheres de sopa de creme de leite fresco

Sal a gosto.

Lave o espinafre, coloque em uma panela com pouca água e sal e deixe cozinhar por cerca de 8 minutos. Remova do fogo e deixe esfriar.
Esquente o ghee, adicione na seguinte ordem: o gengibre, a pimenta e a cebola, refogue até a cebola dourar.
Coloque o cominho, a páprica picante, o açafrão da terra, o sal e misture bem adicionando o tomate. Deixe cozinhar por 5 minutos.
Retire do fogo e coloque o molho e o espinafre no liquidificador. bata tudo até formar uma pasta.
Coloque no fogo novamente por 2 minutos e adicione o creme de leite fresco e o panner (ou a ricota). Desligue o fogo e sirva em seguida.
O ideal é servir com arroz branco ou chapati.

Paz e conhecimento a todos.

2 comentários:

pinky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pinky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.