quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Oferendas aos deuses



Vendedora de oferendas na beira do Rio Ganges.

Além de descansar e recuperar minhas forças vim para Mumbai fazer aulas de yoga numa classe especial para pessoas com problemas de saúde, a medical class.

Cheguei cedo no Instituto de Yoga do mestre B.K.S. Iyengar e pude presenciar o professor em frente do altar da sala práticas, fazendo oferendas a uma pequena estátua de Ganesha, o deus elefante.

É impressionante como antes de qualquer atividade os indianos fazem oferendas aos deuses. Nestes rituais diários são utilizados e reverenciados os cinco elementos da natureza. Para eles estes elementos constituem tudo que existe no mundo material (Terra, Água, Fogo, Ar e Éter).

Cada elemento possui sua representação na oferenda. Quando se está perto de um rio sagrado como o Ganges, a oferenda é colocada nas margens do rio para que a água carregue-a e gere os efeitos pretendidos, ou seja, para que os pedidos sejam realizados. Portanto, nesta ocasião, onde se está oferecendo os elementos da natureza num rio, o elemento água é representado pelo próprio rio. As folhas que formam o barquinho que carregará a oferenda juntamente com as flores que são postas sobre elas simbolizam o elemento Terra . Dentro do barquinho de folhas encontra-se uma pedrinha de cânfora que é combustível e fica acessa mantendo uma chama viva, e assim o elemento Fogo se expressa. O Ar é representado pelo incenso que exala seu perfume dentro da oferenda. E por fim, o Éter, que é representado pelo som, surge com os mantras, palavras sagradas, proferidos pela pessoa que realiza o rito.

Ano passado meu marido esteve em Rishikesh e comprou uma oferenda da indiana da foto acima. E realizou o ritual de colocá-la no Rio Ganges. Seu pedido foi para que eu encontra-se minha saúde de volta. E após um ano, aqui estou de volta à Índia dando continuidade a minha recuperação. Não sei dizer se as oferendas indianas realmente funcionam ou se são um tabu. Mas o fato é que sinto que estou encontrando minha saúde de volta.

Namastê a todos.

2 comentários:

pinky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pinky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.