quinta-feira, 19 de março de 2009

As frutas e o Ayurveda




As frutas são essenciais para nossa saúde e bem-estar. E quando falamos de frutas temos de falar de orgânicos. As frutas absorvem facilmente qualquer pesticida e não há como nos beneficiarmos delas quando não são adequadamente cultivadas, o que também inclui a cultura fora de época.

Fruta saudável é a fruta da estação sem manipulação e climatizações artificiais.
As frutas também podem ser usadas no tratamento de diversas enfermidades, tais como gastrite, diarréias, dermatites, problemas oftálmicos etc... A medicina ayurvédica é repleta de recomendações para o tratamento de doenças, inclusive em patologias severas.

Por outro lado, muitas pessoas possuem problemas na ingestão das frutas por não saberem o momento adequado para consumí-las. As frutas são de fácil digestão e essa características faz com que provoquem fermentação no estômago facilmente. Sendo assim, é essencial que se coma uma fruta longe das refeições, para que não gere fermentação dos outros alimentos ingeridos.

No ayurveda poucas são as frutas que se misturam a uma refeição. E aí vai a dica. Somente utilize sucos de LIMÃO ou ABACAXI junto a um almoço. Na hora do jantar o cuidado deve ser redobrado, pois a digestão é mais fraca e a tendência a formação de gases é ainda maior.
Portanto, aproveite para adicionar ao suco de abacaxi folhas de hortelã, que aumenta ainda mais o poder digestivo da fruta e gera um efeito refrescante.

Muita Saúde e conhecimento a todos.

9 comentários:

Carmen Vera , Piauí disse...

Excelentes informações...caí no blog por acaso e adorei.
Parabéns por toda a sua conquista e por tudo que nos ensina sobre a India.

Carmen

Casa de Colméia disse...

Oi,Laura,
Legal o post sobre as frutas...e a coisa do organico realmente as pessos precisam adotar para beneficiar a saude..sabia que o Brasil é o 3°maior pais com areas destinadas à plantacao dos organicos?Legal,né?
Um bjo e Namaste

Laura Pires disse...

Olá Isabela...
Não tinha essa informação sobre a produção de orgâncicos. Muito bom.
É muito importante a conscientização das pessoas em relação ao consumo de alimentos sem agrotóxicos, pesticidas e também o uso de conservantes e aditivos químicos..
Os efeitos no nosso organismo serão percebidos mais a frente e é preciso parar o consumo de alimentos bombardeados por tantos "venenos" o quanto antes.
Um grande abraço

Recreio Atual disse...

Namasté,
Laura, achei teu blog muito interesante, especialmente quando se trata de expor experiência própria.
Sempre achei muito divertido quando algumas pessoas dão dicas ou informações especialmente sobre outras culturas quando nem tiveram a oportunidade de vivencia-las, sempre falando do que ouviram.
Sem dúvida todo esse conhecimento milenar tem muito valor pára nós os ocidentais. Somos vegetarianos eu e minha esposa por uma opção filosófica e sempre esbarramos com os problemas de receitas adaptadas, amei as tuas.
Minhas saudações e meus respeitos pela tuas experiências.

Tashi Delek como diriam os tibetanos

http://socializandocaes.blogspot.com/
http://recreioatual.wordpress.com/

pinky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Vionneti disse...

Adorei as informações e o blog..
Você está de parabéns.
Tenho uma dúvida. Como você sabe tanta coisa de ayurveda?percebi que vc teve uma experiencia de saúde forte, mas depois vc estudou? como foi isso?
um abraço de mais um novo leitor.
Carlos

Anônimo disse...

Olá Laura. Sou de Portugal e um dia por acaso descobri o teu blog.
Sempre que estou na net vou ao teu blog pois adoro ler tudo o que escreves, as tuas experiências e admiro-te muito. Pratico yoga mas em portugal não estamos tão avançados em termos de professores, de escolas, alternativas como no Brasil. Vou continuar a acompanhar o teu blog.
Om Shanti. xana.capelas@hotmail.com

Alexandra disse...

Olá mais uma vez. O anónimo de Portugal chama-se Alexandra mais conhecida por Xana. Talvez possamos conversar através de e-mail.
Bjs.
Namastê.

pinky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.