terça-feira, 31 de março de 2009

Dicas de beleza - Desafio



Recebi um "desafio" do blog moradadapaz . Este consiste em escrever os meus 7 segredos de beleza, e depois escolher 7 blogs para tentar fazer o mesmo e avisá-los.

A beleza surge tanto de um estado de pensamento, atitutes, comportamentos corretos e tranquilos, quanto de cuidados específicos com a saúde. No Ayurveda, o rejuvescimento do corpo é um dos ramos mais fortes e com tratamentos extremamente eficazes.


A vida diária corrida, momentos muito estressantes geram efeitos nocivos na pele. A exposição demasiada ao sol, iluminação artificial, maquiagens, alimentação gordurosa, cigarros, excesso de bebidas alcóolicas transformam, intoxicam nossos órgãos e estes passam a trabalhar sobrecarregados. Assim acontecem o acúmulos de gorduras ruins, toxinas, células mortas e uma infinidades de processos no corpo que acabam se tornando visíveis.

Percebo que automaticamente estes atos que tenho trazem mais "beleza", evitando problemas de pele, aparecimento de rugas, perda de colágeno, celulites, queda de cabelo, e tantas outras coisas que as mulheres, e hoje em dia alguns homens, fazem de tudo para se livrar ou prorrogar.


Então, segue aí os meus 7 passos diários que resultam em "BELEZA":

1- Lavar o rosto de manhã com produtos da Himalaya. Feitos com folhas neem e cúrcuma (açafrão da terra) para limpar a pele removendo as impurezas e previnir cravos e espinhas. O Neem tem função anti-bactericida e a cúrcuma efetivo controle sobre cravos e impurezas da pele.

2-Massagem com óleos apropriados para o corpo afim de equilibrar o organismo, deixando a pele hidratada e lubrificada. Óleos puros, prensados a frio e medicados e levemente amornados, acalmam a mente e o corpo. Aliviam as tensões e ainda ajudam na produção de "gordura" das articulações dos joelhos, cotovelos e ombros.

3 - Todos os dias faço uma Massagem facial com óleo de semente de uva. Este deve ser prensado a frio e puro, sem adição de óleo mineral. Rico em ácido linoleico, possui grande poder antioxidante em decorrência da presença de vitamina E em sua composição. A semente de uva, por exemplo, tem uma enorme concentração de polifenóis, substância considerada a mais potente inimiga dos radicais livres (toxinas que impedem o bom funcionamento das células no organismo) e já são comprovadamente eficazes contra o envelhecimento da pele.

4- Alimentação equilibrada. Ingestão de muitas frutas e legumes sem agrotóxicos. Evitando os alimentos prejudiciais para o meu dosha segundo o Ayurveda. Uma refeição leve a noite, e sem a ingestão de bebidas como café, chá preto, refrigerantes e alimentos estimulantes, com cafeína depois das 18h, para poder ter uma noite de sono tranquila.

5- Uma prática constante e regular de Yoga e Pranayamas. A Yoga revigora o corpo, fortalece e relaxa os músculos. Gera benefícios graduais e importantes. Bem orientada pode curar doenças e evitar que problemas de coluna, articulações, problemas hormonais, etc, venham surgir no futuro.

6- Os pranayamas fazem uma "limpeza" no corpo como um todo. Ajudam a eliminar as toxinas, principalmente oriundas do estresse diário, e ainda auxiliam a manutenção do corpo estável e a mente mais tranquila e equilibrada.

7- Antes de dormir, para diminuir a agitação mental e física, sempre tomo uma xícara de chá de camomila com erva-doce ou um copo de leite morno com noz-moscada e açucar demerara. Ajudam a relaxar e manter o sono estável.

E além destes há outros também relevantes e não menos importantes que trarei à tona em outros posts....mas uma busca espiritual que traga conforto, ensinamentos positivos em comportamentos, ações e atitutes podem transformar o corpo e a mente de maneira mais profunda e rápida, trazendo o tão sonhado rejuvescimento....

Saúde e beleza a todos....

2 comentários:

Neza Cesar disse...

Adorei e já anotei as boas dicas.
Aonde eu encontro este óleo de semente de uva?
bjs bjs Neza.

CaTia Santos disse...

Adorei o post... boas informações e dicas muito utéis.
Anotado...vou seguir as orientações principalmente do tal óleo de uva.
Cátia