domingo, 29 de março de 2009

Especiarias indianas - Garam Masala




A culinária indiana é rica em temperos e especiarias. O uso das ervas na alimentação tem um significado muito forte para a vida dos indianos. A importância da boa alimentação para manter o corpo, a mente e o espírito saudável está perpassada por gerações e gerações no decorrer de milênios.

As especiarias tem a função de estimular ou apaziguar a digestão. Promovem a circulação sanguínea, aceleram ou estagnam o metabolismo. Tudo depende da combinação entre elas e também dos alimentos a que estão sendo misturadas. Pura "magia", mas de resultados concretos e reais.

Um dos temperos mais usados na culinária indiana é o Garam Masala. Esta é uma mistura fácil de fazer. Uma combinação de diferentes especiarias, mas que provavelmente você encontrará algumas modificação na receita, dependendo da região. É uma mistura de ervas que promove uma equilibrada digestão. Mas as pessoas com dosha Vata devem substituir o coentro por sementes de feno grego, já que o coentro costuma "arrefecer" a digestão e as pessoas Vata não necessitam muito disto.

Garam Masala pode ser preparado diariamente ou você pode fazer uma grande quantidade e armazenar para utilizar aos poucos. Aqui em casa não dura quase nada, pois diariamente minhas refeições são preparadas com várias especiarias .

Garam masala:

Ingredientes:

2 colheres de sopa de cominho em sementes

2 colheres de sopa de coentro em sementes

1 colher de sopa de pimenta preta em grãos

5 cravos

1/2 canela em pau

Aqueça todos as especiarias numa frigideira pequena, em fogo baixo. Quando ficarem aromáticas, retire do fogo e triture imediatamente. depois é só armazenar em vidro limpo e fosco bem fechado.

Saúde e conhecimento a todos.

3 comentários:

Lucia Maria de Noronha S.Gonçalves disse...

Desde que vi o filme " O Sabor da Magia", com Aishwarya Rai, uma jovem indiana de nome Tilo, que tem uma loja de especiarias, onde só prepara iguarias para o bem de cada 0essoa que pede. Fiquei apaixonada pelo filme e pela mensagem de amor.Gostaria de saber mais sobre esta magia. Meu e-mail é lumanosa@terra.com.br
Saudações

Igor Pimentel disse...

Olá, Laura
Andei procurando em seu blog receitas sobre masala e encontrei o Garam Masala e o Kesary Masala. No seu vídeo ví que há inúmeros masalas e isso me deixou meio confuso, pois pelo que sei cada um tem um uso especifico. Fiquei curioso e gostaria de conhecer os tipos que existem, quando usar e suas funções.
Teria como você falar um pouco a respeito disso? Se puder me indicar um livro ou site sobre o assunto serei grato. Meu email é igordemp@gmail.com.

Grande beijo!
Namastê

Andre Staack disse...

E no caso do dosha Pitta, o que se deve substituir para fazer o masala?