quarta-feira, 11 de março de 2009

Happy Holi - Festival das cores









Happy Holi !!! Happy Holi !!!

Estas são as palavras mais ditas no dia de hoje na Índia. É um dia especial, muito colorido e festejado até mesmo nas grandes cidades. As pessoas saem as ruas e brincam de jogar pós coloridos e muita água umas nas outras. E é claro tudo regado a muita comida indiana.

O colorido festival de Holi é festejado no dia de lua cheia. Tem uma origem antiga e celebra basicamente o triunfo do "bem" sobre o "mal". Marca o início da primavera.

O Holi é celebrado com nomes diferentes nesta vasta e diversificada cultura da Índia. As tradições para o festival variam um pouco de um estado para outro, mas em todos os lugares a profusão de cores é a mesma.

Varia principalmente por haver várias versões sobre a origem. Em algumas partes da Índia, especialmente em Bengala e Orissa, Holi Purnima também é celebrado como o aniversário de Shri Chaitanya Mahaprabhu . No entanto, o sentido literal da palavra "Holi" é "queima". Existem várias lendas para explicar o significado desta palavra, a mais proeminentes de todas é a lenda associada com o malígno rei Hiranyakashyap.

Hiranyakashyap queria que todos em seu reino cultuassem somente ele, mas para sua grande decepção, o seu filho, Prahlad se tornou um fervoroso devoto do Senhor Naarayana.

Naarayana é a representação do Homem Primordial, a semente de toda vida e a fonte e início da existência humana. Portanto, outro símbolo da vitória do bem e da vida sobre as trevas.

Hiaranyakashyap ordenou Holika, sua irmã , entrar em uma fogueira com Prahlad. Holika tinha um "poder" de que ela poderia entrar no fogo sem qualquer dano a si mesma. No entanto, ela não estava consciente de que a benção só funcionava quando ela entrava no fogo sozinho.

Como resultado Holika é consumida pelo fogo e Prahlad é salvo por sua extrema devoção.
O festival, por isso, comemora além da vitória do bem sobre o mal, o triunfo da devoção.

Lord Krishna também está associado a tradição do Holi , aplicando cores em sua amada Radha e outras gopis, belas mulheres que o acompanhavam. Gradualmente, a brincadeira ganhou popularidade com o povo e se tornou uma tradição.

Existem também algumas outras lendas associadas com a festa - como a lenda de Shiva e Kaamadeva e os da ogra Dhundhi e Pootana. . Todos retratam o triunfar do bem sobre o mal, - definindo uma filosofia para o festival.

E o mais importante da festa permanece até hoje: o espírito de fraternidade e de juntar as pessoas para comemorar. Quando se passa pelas ruelas das cidades crianças jogam àgua colorida. No início pode-se tentar fugir para se manter limpo, mas é em vão, logo todos são acertados por um punhado de pó e àgua que vem de uma direção não esperada. Pronto !!!

Tornou-se Holi e colorido. Afinal as cores são o símbolo da luz e onde há luz não existe trevas. Onde há luz há vida. VIVA a VIDA!!!

Meu amigo Ayush que mora em Delhi me mandou essas fotos da incrível festa colorida .

Happy holi a todos

8 comentários:

Anônimo disse...

Excelente!! Obrigada pela informação.
Adorei seu blog.
Abraços
Julia

Cristiane disse...

Bem interessante,gostei muito de conheçer um pouco da cultura indiana!!!

marcia disse...

Adorei a explicação.
Agora entendi pq eles se sujam todos de cores.
Obrigada.

João disse...

Adorei. Voltarei mais vezes aqui para conhecer a cultura indiana.

luis ()tavio disse...

veja mais sobre o logo do orkut do happy holy:
http://iturbodownloads.blogspot.com/2009/03/o-significado-de-happy-holy-do-logo-do.html

e veja tudo sobre o evento.

Cris disse...

Oi! Gostaria de saber como você está vivendo longe de toda a estrutura inicial do tratamento a que foi submetida. Disciplina e determinação, ou mudança interior conquistada? O que faz você prosseguir?
Cristina - RJ

manu disse...

Laurinha... quem tem que agradecer sou eu, pelo seu carinho e amizade! Você é um exemplo pra mim... Beijinhos

Bom dia!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Você poderia colocar no blog receitas de comidas do holi?
Obrigado.
Victor- Curitiba