sexta-feira, 27 de março de 2009

Happy new year - Gudi Padwa , Ugadi

Desenhos de Rangoli

Hoje para o povo indiano que vive nos estados do Maharashtra, Andhra Pradesh e de partes do Karnataka é dia de festejar o Ano Novo Lunar - um novo começo.

O Gudi Padwa em Maharashtra e Ugadi em Karnataka e Andhra Pradesh são os nomes dos festivais.

Ugadi significa início de um ciclo astronômico. É também o primeiro dia de Chaitra, o primeiro mês do calendário hindu tradicional seguido em Andhra Pradesh e Karnataka.
Esta data esta associada ao Diwali (festival das Luzes), uma festa tradicional da Índia comemorada no final de outubro e início de dezembro. O Gudi Padwa marca o início das colheitas e o Diwali marca fim das colheitas.

As pessoas no dia de Gudi Padwa ou Ugadi, logo pela manhã banham seus corpos de óleo. Rangolis são desenhados em frente das casas. Prepara-se também o famoso "Ugadi Pachadi" em Andhra Pradesh e no Karnataka, o "Bevu Bella".

Ugadi Pachadi que é distribuído a todas as pessoas e possui uma mistura de gostos, os seis sabores estão incluídos (doce, ácido, amargo, picante, salgado, adstringente).
É um prato composto de açúcar mascavo, manga verde, tamarindo, flores de neem, sal e pimenta-de-cheiro verde, e coco.

Pachadi tem um importante significado: que a vida traz diferentes experiências variando do doce ao amargo. Consequentemente cada indivíduo deve aprender as diferentes experiências da vida. O gosto amargo das folhas de neem e o gosto doce do açúcar mascavo simbolizam as tristezas e as alegrias da vida.

No Maharashtra as casas são limpas antes da festa, os desenhos de rangoli também são postos nas entradas das casas. Neste dia, novas roupas são usadas. Também, "gudis" são pendurados na estrada das casas. A "gudi" é um bastão de madeira e no topo é colocado um ponte de bronze ou prata chamado kalash . Fica coberto com um pano de seda colorido e decorado com flores, coco, manga e folhas de neem, que simbolizam as graças da natureza.

As pessoas fazem oferendas com colares de sândalo e açafrão.

Esta é uma época do ano em que os raios do Sol aumentam de intensidade, e o calor e o clima seco aumentam a cada dia. É o início de algumas colheitas, os frutos começam a surgir. É época do "rainha dos frutos" na Índia, a manga, e o cheiro da fruta perfuma o o ar. Tudo é novo e fresco.

Happy Ugadi, Happy Gudi

Um comentário:

pinky disse...

fantástica descrição!
hoje, pela manhã ouvi o meu namorado a desejar happy gudi day a pelos menos umas 20 pessoas, foram telefonemas seguidos mas a felicidade era uma só!