domingo, 8 de março de 2009

Halwa de Manga (ralva ou ralava)




Um dos aspectos mais importantes e essenciais para mantermos nossa saúde em perfeito estado é a dieta equilibrada e correta.

Comer nas horas certas, a quantidade correta, o tipo de alimento ideal, não comer comidas preparadas mais de 3 horas antes da refeição, abolir completamente alimentos enlatados, processados e industrializados, comer legumes e verduras frescas são recomendações constantes no Ayurveda.

Por conta de tudo que passei, mudei completamente minha alimentação e passei a pular no supermecado todas as prateleiras, hoje, praticamente só consumo o que está na parte dos alimentos frescos (a feirinha orgânica).

Tive que aprender a cozinhar, mudar hábitos, inserir condimentos, retirar os óleos saturados e refinados assim como farinha e açúcar refinado.

Pesquisei, estudei, aprendi uma nova maneira mais saudável e equilibrada de manter o corpo livre de toxinas e acúmulo de gorduras ruins e produtos químicos... Entendi e percebi no meu corpo as mudanças de uma alimentação correta para o meu organismo, e agora me disponho cada vez mais a compartilhar tudo que aprendi.

Então segue uma receitinha de um bolinho indiano saudável e aceitável para todos os doshas (Vata, Pitta e Kapha).

Receita de Halwa de Manga (leia-se ralava ou ralva)
3 mangas verdes
½ copo de farinha de semolina
½ copo açucar demerara ou cristal
1 colher de sopa de ghee
3 cardamomos moídos
1 copo de água
1. Descasque as mangas, e corte-as em cubos. Reserve um quarto de xícara da manga cortada em fatias finas. Pegue o restante da manga, bata no liquidificador sem água até obter uma pasta cremosa.
2. Aqueça 1/2 colher de sopa de ghee numa frigideira, adicione a semolina e toste ela até ficar bem dourada. Retire do fogo e reserve.
3. Em uma panela funda coloque a água e o açúcar. Aqueça-os lentamente até o açúcar derreter. Em seguida, aumente o fogo, e espere levantar uma fervura e começar a engrossar Adicione o pure de manga e a semolina e fique mexendo para evitar "pegar"no fundo da panela por 15 minutos. . Acresente o cardamomo em pó e as fatias de manga reservadas. Mexa por mais 2 minutos e e em seguida, desligue o fogo.
4. Unte forminhas ou um refratário de vidro com o ghee e coloque a mistura. Deixe esfriar um pouco e coloque na geladeira por cerca de 2 horas.
Depois é só retirar das forminhas ou cortar em cubinhos caso tenha colocado no refratário e se deliciar.
Bom apetite ...

Um comentário:

Ana Lucia disse...

Adorei a receita, mas nao conheço ghee? Como faço a receita,posso substituir? É um tipo de óleo?
Grata.