terça-feira, 10 de março de 2009

Indianos na praia



Estive em Juhu Beach a praia mais badalada do norte de Mumbai. Aos domingos a população se desloca em massa para este local. O engarrafamento nas ruas próximas fica enorme.. carros, rickswas, ônibus, bicicletas, tudo no maior caos e barulho...para enfim desfrutar de um banho de mar e relaxar nas areias da praia.

Mas tudo bem diferente da nossa mentalidade brasileira de desfrutar uma praia. Mulheres não podem tirar a roupa em público, muito menos ficar de biquini. Aqui todos ficam de roupas... As mulheres com seus punjabis, sarees mergulham ou descansam na areia.

Os homens com suas calças e camisas também protegem o corpo...Muitos nem sabem mais o porquê de não podem tirar a roupa, outras acreditam que seja por pudor, mas os conceitos védicos e ancestrais estão profundamente enraizados em sua cultura e costumes. O corpo deve ser protegido do excesso de sol e assim evitar seus malefícios.

Para o ayurveda não devemos nos expor ao sol diretamente mais do que 20 minutos por dia. E para desfrutar, trabalhar, andar na rua em um dia de sol temos que cobrir nosso corpo. A exposição demasiada pode gerar alterações na pele, que é um tecido onde o pitta se manifesta, e problemas como coceiras, dermatites, manchas, câncer, entre outros se desenvolverão com mais facilidade.

Saúde e conhecimento a todos

Um comentário:

Salamandra disse...

Olá
obrigada pela visita.
Mais um post interessante sobre essa cultura desse pais.
beijinho e continuaçaõ de boa saude
salamandra