sábado, 14 de março de 2009

A importância das cores - Parte 1







Na Índia onde quer que você vá tudo é muito colorido, extremamente colorido...

As cores inspiram, anestesiam, fascinam, estimulam, apaziguam...trazem sensações, geram emoções, lembranças, sentimentos, estimulam nossos sentidos, desejos..

A cultura indiana acredita que as cores, além de controlar os aspectos físicos e espirituais do ser humano, exercem uma imensa influência sobre as situações do cotidiano.

A escolha das cores das roupas, dos ambientes, dos alimentos são extremamente importantes para cada momento. As cores estão sempre ao nosso redor e causam um impacto poderoso em nosso estado de espírito. O uso da cor na decoração é uma ferramenta muito importante para o Vaastu, pois cada uma delas nos remete a uma sensação e atitude.

Seguem então algumas especificações sobre as cores na filosofia indiana:

Vermelho: é uma cor auspiciosa e representa o poder espiritual que supera a maldade. Motiva, aumenta a vitalidade. Traz poder, coragem e força de vontade, além de reforçar a lealdade. E ainda inflama paixão e o desejo. Mas deve ser usado com precaução, pois em excesso pode gerar raiva, ansiedade e agressividade.

Laranja: é uma cor que estimula a sensitividade, generosidade e a compaixão. Representa o fogo sagrado que queima as impurezas e lembra a busca da iluminação espiritual. Esta cor estimula a nossa energia e a alegria de viver. Excesso de laranja em um ambiente, ou na roupa pode gerar agitação e tensão nervosa.

Amarelo: Representa a luz espiritual que ilumina a verdade. Estimula a mente e o intelecto para adquirir sabedoria e clareza, aumentando a nossa força interior e auto-estima. Gerando assim, criatividade e curiosidade. Ficar exposto a esta cor por demasiado tempo tende a tornar a pessoa excessivamente perfeccionista.

Verde: Nos rituais hindus usa-se folhas verdes de plantas sagradas para expressar a importância da natureza. Uma cor que estimula a harmonia, o equilíbrio e os sentimentos de calma. Gera propriedades terapeuticas, estimulando a saúde. Está associada com rejuvenescimento e renovação.

Nos próximos posts escrevo mais sobre outras cores.
Paz e saúde a todos

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as informações.. Obrigada.. Vou esperar pelos próximos posts.

Pode mandar mais receitas de comida indiana?

Obrigada

Silvia - RS

Beaz disse...

Muito bom. Tks,
Beaz

Anônimo disse...

Adoreiiii...muita informação, belas fotos e uma experiência digna de livro.

Celina-maranhão

Carolina disse...

Olá,

Conheci seu blog atravês do blog da Neza Cezar. Estou gostando muito mas quero ter mais tempo para ler tudo o que escreve.
Mas o que me falaria do azul?
Estou buscando uma cor para meu quarto que não seja verde e bege.
Abraços,
Carol

Rituais indianos Agni Hotra disse...

Muito grato querida,adorei tua historia e teu conhecimento!!
Muito sucesso!!
Namaste!!!
Kasmiri