quinta-feira, 5 de março de 2009

Vaastu Vidya - Arquitetura indiana



Além dos conhecimentos e benefícios maravilhosos que a medicina indiana trouxe para minha vida e saúde, tive a oportunidade de conhecer e estudar um outro fascinante tesouro da cultura da Índia.

Meu primeiro contato com esta cultura foi através da arquitetura, já que trabalhava com decoração e arquitetura de interiores.
Estive na India em 2005 para fazer um curso de Vaastu Shastra a sabedoria milenar da ciência do morar. Fiquei extremamente fascinada e surpresa com tanto conhecimento voltado ao bem estar dos seres.
Aprofundei mais meus estudos nesta sabedoria e passei a incorpora-la mais e mais nos projetos de decoração ou apenas utilizando-os para reorganizar e redecorar os ambientes.

O Vaastu tem suas raízes na filosofia védica, surgida aproximadamente 4500 anos. Visa restaurar e manter o equilibrio de nossa casa com o universo e consequentemente trazer mudanças significativas na saúde, felicidade e riqueza daqueles que moram neste ambiente.
Quando aplicamos os princípios do Vaastu na vida, podemos criar um ambiente saudável com condições de harmonia entre o tempo livre e o trabalho, restabelecendo um relacionamento positivo com a natureza.

Na Índia esta ciência ainda é largamente utilizada, são inúmeros os casos de estudo de casas que trouxeram a felicidade de seus residentes e casas que levaram a ruína de famílias. Até mesmo os modernos prédios e condomínios de hoje são construídos de acordo com esta ciência. Nos anúncios dos jornais para vendas de apartamentos e casas sempre há uma nota enfatizando que a construção foi feita seguindo os preceitos do Vaastu.

O conhecimento está enraizado nas famílias. Quando conversava com indianos para saber como organizavam suas casas, eles sempre diziam que orientavam pelos conhecimentos ancestrais de como posicionar os móveis, aproveitar a iluminação natural, os ventos, as cores...


Paz e conhecimento a todos.

3 comentários:

pinky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O mundo numa mochila


Vc conhece esse blog?

www.omundonumamochila.com

É de um maranhense formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, q está dando

a volta ao mundo. Vale a pena dar uma lida, muito conteúdo. Muito interessante a passagem dele

pelo Hawai, encontra um bando de loucos adeptos do satanismo.E a ìndia é misteriosa e maravilhosa.

E ainda tem os vídeos

Muito bom, muitas aventuras e cuidado para não morrer de rir.

Zenaide Gonçalves

pinky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.