quarta-feira, 1 de abril de 2009

Caminhos da Yoga....


Fico às vezes pensando que muita coisa que escrevo por aqui passa distante da realidade e das experiências de cada um que lê meus posts...
Enquanto que outros já tem afinidade com yoga, pranayamas, meditação, ayurveda, terapias alternativas, mas nem sempre obtém resultados tão positivos e os reais benefícios esperados.

Terapias mal feitas, profissionais despreparados, ajustes nos ásanas de maneira inadequada ...tudo isso acontece, algumas, muitas, seguidas vezes...mas quando achamos o caminho correto, pessoas realmente preparadas para ser Mestres, e temos disposição, disciplina para seguir aquilo que estamos nos propondo os resultados podem ser surpreendentes...

E, por isso, resolvi colocar aqui um trecho do lindo texto que minha querida amiga Bia Seidl escreveu em seu blog, falando um pouco do que a Yoga trouxe para vida dela...
Um exemplo de persistência, dedicação, disciplina e acima de tudo, coragem para buscar, encontrar, e revelar seus mais profundos desejos, sentimentos que estavam escondidos pela vida corrida de nosso tempo...

"Através do seu corpo, você vai conhecer seu ego, seu limite e sua generosidade. O ásana e só um instrumento.Aprenda a respirar e irá aprender sobre você mesmo. Vigia teu ar e saberá quem você é. Seja tolerante com seu corpo e será sábio. Conquiste a postura a cada dia. Aceite o ajuste. Pratique com o corpo que você tem hoje. Aprenda o desapego, mesmo que não saiba exatamente o significado da palavra. Não se apegue a sucesso ou fracasso. Não tente repetir um dia, ele já se foi. Pratique, o resto virá.

Tive muitos momentos de verdadeiros “insights“ durante as aulas, sentia meu coração se abrindo e meu entendimento se expandindo. Quantas vezes não me emocionei, percebendo que meu corpo consentia a mudança, a real, a interior. E naquele lugarzinho que dói mais.... paciência, um dia passa.

Estudar yoga para mim tem sido uma experiência libertadora, que coloca meu ego em seu devido lugar, mantém minha mente focada, enleva minha alma, me traz um sorriso mais fácil e um olhar distanciado do vulgar e do senso comum. Contudo não deixo de entrar em contato com minhas dores, em contrapartida torno-me amiga delas. Às vezes me surpreendo cantando mantras que julgava impronunciáveis!

Aquele que busca alguma revelação, que se questiona para onde vai ou porque veio a esse mundo, experimente ao menos uma vez a prática da yoga. Mesmo que um dia tenha dito pra si mesmo que esta seria uma tarefa impossível. Muitas vezes, aquilo que você acredita impossível, está a sua espera.Acredito que é possível viver muitas vidas numa só, basta reinventar-se a cada dia, tendo certeza de que nada sabemos, mas que podemos nos dispor a aprender, apenas observando".

Para saber mais: http://bloglog.globo.com/biaseidl/

Paz e saúde a todos.

Nenhum comentário: