domingo, 12 de abril de 2009

Cuidados com a pele - Parte 2

Estive ausente alguns dias... Mas agora já retornei e continuarei os posts sobre os cuidados com a pele que ainda devem se estender por mais alguns dias. Espero que gostem das recomendações ayurvédicas...

Como já falei anteriormente, mas vale ressaltar, o primeiro passo na abordagem Ayuvérdica com os cuidados para a pele é descobrir o seu tipo de pele. Cada uma tem uma característica própria, com problemas mais frequentes e que devem ser analisados e tratados especificamente.

A pele Vata é geralmente seca, fina, delicada e fresca ao toque, facilmente fica desidratada, e é muito vulnerável à influência do ventos. A pele Vata tende a dar os sinais da idade mais rápido, e tende a ter muitas rachaduras pela secura, fica áspera e é extremamente ressecada quando está fora de equilíbrio.

O tipo de pele Pitta tende a ser sensível, suave, quente, e de espessura média. Possui menor tolerância ao calor, e as mudanças de temperamento. A pele Pitta tende a ser mais propensa a sardas do que os outros tipos de pele. Quando fora de equilíbrio, a pele Pitta pode irromper em rashes, rosácea, acne, ou manchas solares.

A pele Kapha tende a ter todas as qualidades de água e terra - que pode ser oleosa, espessa, pálida, mole e mais tolerante do sol. A pele Kapha tende com a idade mostrar de forma mais lenta rugas, e ainda tem uma tendência destas serem em menos quantidade do que os outros dois tipos. Os tipos de pele Kapha ainda são com poros alargados, excesso de oleosidade, cravos pretos, apresenta em desequílibrio vários tipos de eczemas e retenção de líquido.

Podem haver "Combinações" de pele. Elas podem ser Vata-Pitta, pele seca e que é sensível, Kapha-Pitta-pele é oleosa e sensível, e Vata-Kapha-pele que geralmente é seca com algumas zonas oleosas.

A abordagem ayurvédica para cuidar da pele leva também em consideração fatores ambientais e sazonais. Por exemplo, uma pessoa com pele Vata-Pitta sucederiam as recomendações para a pele Pitta no verão e Vata no inverno. O tipo Kapha-Pitta sucederiam recomendações Pitta no verão e Kapha no inverno. Os tipos Vata-Kapha seriam melhor tratados geralmente por orientações Vata, mas com extra limpeza das zonas oleosas.

Paz e conhecimento a todos

3 comentários:

Sandra disse...

Muitoo bom.
Consegui ver que minha pele é Pitta.
Agora espero dicas de como solucionar ou melhorar meus problemas de pele.
Obrigada.
Sandra

Clausewitz disse...

Oi, sou o Clausewitz e gostaria que você visitasse meu blog para conhecer alguma coisa sobre o Brasil. Abração

macaso disse...

:)
Eu ando entre as doshas pitta e vata