terça-feira, 14 de abril de 2009

Cuidados com a pele - Parte 3


Neste post de hoje vou finalizar o assunto dos cuidados da pele segundo o Ayurveda. É claro que existem recomendações mais específicas, mas que devem ser indicadas para cada pessoa em particular...Mesmo assim, selecionei alguns importantes hábitos que podem ser seguidos para melhorar e previnir problemas de pele Vata, Pitta e Kapha.
Qualquer dúvida que tiverem em relação as dicas, podem fazer seus comentários que responderei com muito prazer...



Pele Vata

Para a pele Vata permanecer jovem, é necessário cuidados com os produtos utilizados, pois estes devem ser muito nutritivos. Devem incluir em suas fórmulas alguns óleos essenciais ou ervas em combinação, que ajudam a nutrir a pele e hidratá-la, caso contrário, tornará a pele Vata mais suscetível a rugas e envelhecimento prematuro.

Dormir cedo, comer refeições regulares, e seguindo uma rotina diária constante são componentes essenciais para cuidar da pele Vata.
Procurar ingerir alimentos com sabores doces, amargos e salgados auxiliam a equilibrar o Vata , como leite, grãos inteiros, folhas verdes e legumes na sua dieta, assim como frutos suculentos que ajudam a limpar o corpo por dentro e proporcionar hidratação. Beber água morna tabém ajuda na hidratação da pele Vata.
Incluir na dieta, gordura saudável, como Ghee (manteiga clarificada) ou azeite extra-virgem (sem esquentar no fogo) para aumentar a lubrificação.
Fazer regularmente uma auto-massagem, com óleo de gergelim morno é excelente para a manutenção da pele lubrificada.
Ter um sono reparador , e fazer práticas de yoga e meditação que ajudam no descanso do corpo e da mente.


Pele Pitta

O tipo de pele Pitta necessita, principalmente, ser resfriada.
Deve- se usar produtos que ajudem a proteger a pele do sol. Evitar tratamentos e terapias que exponham a pele sensível `a radiações, calor e vapor quente por longos períodos.

Na dieta deve-se evitar alimentos picantes e fritos. Buscar uma alimentação com mais saladas, legumes e verduras. Beber lassi com água de rosas é excelente para pele Pitta, já que esfria o corpo e as emoções. Outra boa dica é utilizar na auto-massagem óleo de coco.
Manter o corpo sempre bem hidratado, e sempre que possível ingerir água de coco, que ajuda a resfriar a temperatura do corpo das pessoas Pitta.

Pele Kapha

A pele Kapha, devido à sua espessura e oleosidade, é mais propensa a acumular toxinas. Pessoas com pele Kapha precisam fazer desintoxicação com regularidade, tanto a nível interno e externo. Esfregar a pele com um suave esfoliante de argila, pelo menos uma vez por semana, ajudam na limpeza externa. E internamente chás diuréticos também ajudam bastante.

Deve priorizar uma dieta mais leve, menos oleosa, e livre de alimentos gorduros e difícies de digerir. Comer alimentos com sabores amargo, adstringente e picante ajudam na digestão e estimulam o equilíbrio da pele Kapha .Cozinhar alimentos com especiarias, como gengibre e pimenta preta tendem a atiçar o fogo digestivo e inibir o acúmulo de toxinas dentro do corpo.

Atividade física regular é muito importante para manter a pele Kapha saudável e bonita. Óleo de copaíba ou algodão são excelentes para uma auto- massagem diária, pois ajudam a promover melhor circulação e eliminação de toxinas da pele.

Paz e saúde a todos

5 comentários:

Neza Cesar disse...

Laura, que bom que eu tenho seu blog para me orientar,eu adoro!!!!
Escuta, vc e o Marcos querem vir para São Francisco agora nos feriados??Vamos eu e o Serginho e vamos imendar pois temos foto da csinha para casa claudia na quarta apoos o feriado.Que tal??
saudades bjs bjs Neza

Carolina disse...

Laura,

Tenho a pele Kapha. Nossa para mim será muito dificil seguir essa alimentação.
Mas o que gostaria mesmo é de saber onde conseguir esse esfoliante de argila. Pode me ajudar?
Esse post de fechamento sobre esse tema foi muito esclarecedor.

Abraços,
Carol

Vivian Pereira disse...

Adorei as informações, foram muito úteis e esclarecedoras.
Obrigada, por compartilhar tanto conhecimento e sabedoria.
Vivian - Piauí

pinky disse...

sou kapa, amei as dicas, a única mais dificil de seguir vai ser o exercício fisico....
yoga serve?
beijinhos e om shanti

Anônimo disse...

Olá Laura, adorei o seu blog, parabéns. Tenho pele Kapa, mas tenho muita dificuldade de cuidar, moro numa região de alta umidade, sou de Belém do Pará, aqui qualquer tratamento vai por água abaixo, o calor e a umidade derruba. Gosto muito de hidratar a pele tenho muito prazer em fazê-lo, a do corpo até que consigo, mas o rosto fica parecendo que corri uns 10Km, todo suado e melado, o que vc me aconselha.
Abraços, Nívia.