quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cuidados com a pele - Parte I


O simples ato de passar algum tempo cuidando da pele é essencial para encorajar o florescer da beleza.

Os cuidados ayurvédicos envolvem uma série de atitudes que devem ser feitos com atenção e dedicação diária. Além de saber escolher o tipo de óleo, creme, ou loção ideal para o seu tipo de pele é necessário uma alimentação correta, exercícios e uma vida saudável.

A pele se alimenta de tudo que entra em contato com ela, é o maior órgão do corpo humano, é completo e complexo, e também o mais exposto, tendo como principal função proteger o organismo das agressões externas. A pele é a expressão de como anda o funcionamento do nosso organismo. Por isso, cuidar bem da pele não pode ser encarado apenas como vaidade, mas sim um requisito básico de saúde.

Para o Ayurveda, as doenças de pele são fruto, principalmente, das toxinas acumuladas em nossos orgãos e pelo mau funcionamento dos processos de digestão e eliminação. Há também fatores externos como a exposição ao sol, clima seco, vento, aquecedores no ambiente, uso de roupas sintéticas, excesso de maquiagens, sabonetes e cremes com detergentes.

A digestão e o bom funcionamento do intestino são essenciais para manter um corpo saudável, refletindo a beleza através de uma pele viçosa, olhos luminosos e cabelos brilhantes. Além disso, na medicina indiana as características de cada um (doshas) deve ser sempre levada em conta.

As pessoas do dosha Vata possuem uma pele fria, enrugada, seca e estriada. Já as Pitta apresentam uma pele mais macia, quente e menos enrugada que vata e as Kapha possuem uma pele muito macia, lustrosa, oleosa, fria e pálida.
Sendo assim, alguns cuidados como tipo de alimentação, cremes, óleos, etc, serão determinados individualmente pelo dosha e pelo desequílibrio que o organismo apresenta. Mas mesmo assim, algumas dicas podem ser levadas em conta por todas as pessoas como por exemplo:

- Nunca deitar com maquiagem. Uma limpeza de pele, mesmo que rápida e superficial é importante para pele respirar.

- Utilizar somente produtos confiáveis, dentro da validade e sem substâncias químicas ou minerais, pois podem comprometer o funcionamento dos orgãos.

- Evitar água muito quente para minimizar o ressecamento da pele.

- Manter a pele limpa, bem nutrida, hidratada e protegida das agressões climáticas...
Nos próximos posts, darei mais informações específicas para cada tipo de pele...

Paz e conhecimento a todos...

4 comentários:

macaso disse...

Queria deixar um olá e mil sorrisos.
Cheguei até aqui através da Pinky e do meu amor pelo yoga. Amor recente mas muito forte.
Como sempre achei que conhecer uma pessoa não é ler o último post passei os últimos dias a ler calmamente o seu blog.
Tenho uma consulta, a primeira de medicina ayurveda este mês. Foi bom ler mais e conhecer mais sobre ela. Muito obrigada. E obrigada por esta deliciosa música que não conhecia e que agora não me sai mais da cabeça.

Beijo e boa Páscoa.

Bruna disse...

Olá Laura! Andei, de fato, meio sumida e peço desculpas! Mas sabe como são as correrias do cotidiano, sobra pouco tempo para fazermos o que realmente gostamos!
Recebi teu recado de feliz aniversário, muito obrigada pela lembrança!
Adorei o novo design do blog! Belíssima a foto que está no topo! Foi da última vez que fostes a Índia?

Grande beijo para ti e para o Marcos, boa páscoa para vocês e, prometo me fazer mais presente! Heheh
Bruna Santiago Almeida

pinky disse...

querida laura, um beijinho muito grande de feliz páscoa!

Laura Pires disse...

Olá Macaso, pink e Bruna..

Obrigada pelos comentários..
Fico feliz que estejam gostando e esteja ajudando vocês...
A foto é antiga..da minha primeira viagem à Índia.

Abraços a todos..