segunda-feira, 27 de abril de 2009

Apenas observar...


Estou lendo um livro de J. Krishnamurti, intitulado: " Krishnamurti para principiantes" .

Selecionei alguns trechos que trascreverei para vocês conhecerem um pouco mais das grandes palavras deste homem e talvez se interessar em aprofundar mais sua leitura com textos fortes, reveladores e desconcertantes para a nossa mente e ego.

" O que é autoconhecimento, e como posso adquiri-lo? Qual é o ponto de partida?"

Krishnamurti: " Agora, por favor escutem atentamente porque vocês têm ideias incríveis sobre o autoconhecimento - que para ter autoconhecimento deve-se praticar, deve-se meditar, deve-se fazer todo tipo de coisas. É muito simples. No autoconhecimento o primeiro passo é o último passo, o começo é o fim.

O primeiro passo é o que importa, pois o autoconhecimento não é alguma coisa que se possa aprender de outra pessoa. Ninguém pode ensinar a vocês o autoconhecimento, vocês têm que descobrir por si mesmo; de ser uma descoberta própria e essa descoberta é algo extraordinário, imaginário; ela é muito simples.

Afinal de contas, conhecer a si mesmo é observar o seu comportamento, suas palavras, o que faz suas relações cotidianas, isso é tudo.

Comecem a fazer isso e verão como é extraordinariamente difícil estar atento, apenas observar o seu tipo de comportamento, as palavras que utilizam com seu empregado, com seu chefe, a atitude que têm em relação às pessoas, às ideias e às coisas.

Apenas observem seus pensamentos, seus motivos no espelho da relação e verão no instante em que observam, vocês querem corrigir.

Enquanto que, se vocês simplesmente observarem nesse espelho sua atitude com relação às pessoas, às ideias e às coisas, se apenas verem o fato sem julgamento, sem condenação ou aceitação, então descobrirão que essa mesma percepção tem sua própria ação. Esse é o começo do autoconhecimento.

O que importa é estar consciente de si mesmo e manter-se atento, sem armazenar, pois no momento em que vocês acumulam, a partir desse centro vocês julgam.

O autoconhecimento não é um processo de acumulação; é um processo de descobrimento de momento a momento na vida ".

Paz e conhecimento a todos...

4 comentários:

Bia disse...

Laura

Seu blog e cd dia mais lindo e surpreendente.
Obrigada por tanta sabedoria dividida!
Mtos bjs e saudade,
Bia

Fátima- João Pessoa disse...

Adorei as informações...
Realmente fascinante este blog.
Vou voltar sempre aqui.

Maria de Fátima

Lourdes disse...

Oi,Laura! obrigado pelas informações!Vou tentar me observar no meu dia-a-dia.
Mãe

Mila disse...

Olá, Laura !
Boa Noite ,estou adorando o seu blog!
Eu quero muito aprender sobre a ayurveda ,a culinaria enfim... Eu sempre gostei dessa cultura indiana, da medicina alternativa,meditaçao de tudo! Se voce tiver com me indicar algo para aprender sobre um pouquinho de cada coisa eu vou ficar muito agradecida e se voce nao puder eu vou entender. Muito obrigada desde já!!!Namaste