quarta-feira, 29 de abril de 2009

Frutas oleaginosas - Parte II


Vou continuar hoje a falar sobre os benefícios das frutas oleaginosas para a nossa saúde segundo o Ayurveda. O consumo diário é muito importante para que possamos nos beneficiar de cada uma de suas propriedades.
Aqueles que são vegetarianos devem dar uma atenção especial para as sementes e castanhas em geral, pois ajudam a suprimir eventuais deficits de vitaminas e proteínas que antes eram absorvidos pelo consumo de carne.

Pistache

Ajuda a previnir a anemia, afrodisíaco e ajuda na absorção de cálcio.
É rico em potássio, fósforo e magnésio.
Auxilia a sedar e tonificar o organismo e ainda é muito benéfico para condições de debilidades e fraquezas. Além de ser extremamente saboroso.
No Brasil é pouco consumido, mas é fácil encontrar em supermecados, junto com as demais castanhas ou frutas cristalizadas.

Nozes

Ajudam a acalmar o sistma nervoso e tem função levemente laxativa. Ainda auxilia na produção de tecidos reprodutores.
São ricas em potássio, vitamina A e também apresentam um grande conjunto de antioxidantes, como o ômega-3 e os polifenóis, ajudando a reduzir o colesterol.
As nozes, por conterem grande quantidade de calorias, são famosas como fonte de energia.
Avelã
A Avelã tem um sabor doce e é muito nutritiva. É muito indicada para fortalecer o funcionamento do estômago. Ajuda no fortalecimento de ossos por ser rica em potássio, cálcio e vitamina E.
É uma excelente fonte de energia para pessoas com fadiga crônica.
A avelã é consumida ao natural, ou usada em doces, normalmente associada ao chocolate.
Seu consumo diário, ajuda também a combater o envelhecimento e reforçar a imunidade.
Boa saúde a todos...

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