terça-feira, 12 de maio de 2009

Avalie seu peso - Parte I

( Ilustração de Eva Uviedo)

O critério considerado para definir o peso corporal ideal varia de acordo com a cultura de cada local.

No mundo ocidental de hoje o apelo à magreza tipo “Vata” , pessoas excessivamente magras, longilíneas, sem qualquer possibilidade de “gordurinas sobrando”, se tornou uma paranóia para homens e mulheres, principalmente adolescentes.

AS clínicas de emagrecimento, cirurgias plásticas, lipospiração, produtos alimentícios de baixo teor calórico, medicamentos redutores tornaram-se objetos de consumo de uma grande parcela da população.

De acordo com o Ayurveda, o ideal é manter o corpo com menos massa corporal do que com excesso de gordura, pois geram muitas toxinas que comprometem o funcionamento de órgãos e ainda reduzem a expectativa e qualidade de vida.

Mas lembrando, claro, que primeiramente deve-se avaliar o dosha (biotipo) de cada pessoa.

As pessoas Vata são mais magras, tem dificuladade de ganhar massa muscular, apetite irregular e perda de peso constante... Envolvem-se em muitas atividades, muitas mudanças de ambiente, trabalhando muitas horas. São pessoas que tendem a “esquecer” de comer.

Enquanto que as pessoas Pitta tem estrutura óssea moderada, uma musculatura bem desenvolvida e forte, um metaolismo mais “potente”, que ajuda a “queimar” tudo o que comem e assim evitar muitos acúmulos de gordura. Como transpiram bastante dificilmente têm problemas como retenção de líquidos.

Já os Kapha, precisam tomar cuidado ao tentar fazer dietas milagrosas ou querer ficar com o corpo muito magro, pois sua natureza não permite isto, já que possuem um metabolismo mais lento e assim tendem a acumular mais gordura, toxinas e líquidos no corpo.


Além disso, possuem uma estrutura óssea mais larga e volumosa. São pessoas que não gostam de atividade física, são mais letárgicas e ainda tentam encontrar nos alimentos, além de uma satisfação do paladar, um consolo emocional, o que dificulta ainda mais a perda de peso.

Nos próximos posts falarei mais a respeito do excesso de peso, como controlá-lo e ainda manter o corpo saudável dentro dos padrões de cada dosha.

Nenhum comentário: