sexta-feira, 15 de maio de 2009

Avalie seu peso - Parte III - Vata

(Imagem: Darlene Sanguenza)

O peso ideal para o Ayurveda não está baseado em números, e sim, em um corpo saudável e estável com todas as funções normais, força e resistência para cumprir as atividades diárias.

Leva-se em conta além do biotipo, a genética da pessoa, a idade, o clima do local onde se mora, a estação do ano, e quando for mulher , o ciclo menstrual.

Não é porque a vizinha, a mãe ou você tem a mesma altura, que o peso deverá ser igual. Não deve-se tomar como parâmetro o corpo dos outros e nem o próprio corpo há algumas décadas atrás.

O metabolismo muda, a assimilação e absorção de nutrientes varia, a musculatura também altera no próprio corpo e ainda é diferente de pessoa para pessoa.

Pessoas do tipo Vata em desequilíbrio Vata tendem a ficar muito magras e perdem peso com facilidade em momentos de estresse. Portanto, devem buscar um equilíbrio nas refeições. Comer várias vezes ao dia, a cada 3 ou 4 horas, ter um sono tranquilo, e ter uma dieta rica em sabores doce, azedo e salgado, que estilmulam a nutrição do corpo. Refeições cozidas e mornas, evitando o consumo de fast food, junk food e alimentos crus.

O uso de ghee é essencial para lubrificar o corpo, assim como o consumo de frutas oleaginosas que são repletas de vitaminas e minerais.

Para melhorar a absorção dos nutrientes é necessário ter uma digestão bem forte, então as pessoas vata devem inserir na dieta especiarias como cominho, cravo, canela, manjericão e pimentas.

O bom funcionamento do intestino é essencial para evitar o acúmulo de toxinas e prejudicar a assimilação dos alimentos, gerando déficits importantes no corpo que podem resultar em anemias.

Os alimentos doces (livres de açúcar refinado) devem ser consumidos antes das refeições, pois o sabor doce é o melhor digerido, e evita a indigestão e a fermentação dos alimentos que serão consumidos posteriormente.

As pessoas Vata são as que mais têm hábitos irregulares nas refeições. Ficam sem comer horas, não gostam de cozinhar, mas quando têm uma refeição que as agrada comem em excesso.

Possuem maior tendência que as demais pessoas a problemas de absorção, desnutrição, anorexia. Mas também podem desenvolver problemas de excesso de peso como obesidade, pois encontram na comida uma sensação de seguança que tanto precisam...

Saúde a todos

Um comentário:

just a girl disse...

gostei bastante do seu blog. talvez pq tbm tenha encontrado na ayurveda um belo caminho pra chegar na essência.
enfim... passei, gostei e linkei, ok?!
vou continuar lendo. ;)