domingo, 17 de maio de 2009

A importância da alimentação saudável


“Ninguém mais duvida que levar uma vida saudável ajuda a prevenir o câncer. E especialistas não se cansam de repetir isso porque muita gente continua a manter hábitos nocivos. Hoje se sabe que cerca de dois terços dos casos poderiam ser evitados por hábitos corretos, como não fumar. Porém, ter uma alimentação saudável é um dos fatores mais importantes. E isso, embora pareça evidente, não é encarado com a devida seriedade. De acordo com o novo relatório do Fundo Mundial para a Pesquisa do Câncer e do Instituto Americano para a Pesquisa do Câncer, 30% dos principais tipos de câncer poderiam ser prevenidos com dieta adequada e atividade física.
Entre as principais recomendações do último consenso, que envolveu especialistas de todo o mundo, estão, aumentar a ingestão de frutas, verduras e legumes, reduzir o consumo de carne vermelha, embutidos e produtos industrializados. E a escolha certa do cardápio evita o ganho de peso. Nos adultos, os quilos a mais dobram o risco de todos os cânceres.

(...) A gordura também deixa o corpo num estado de inflamação crônica, o que agride as células. E quem precisa emagrecer deve começar devagar, já que o corpo percebe o corte drástico de calorias como alerta, e a privação estimula o efeito sanfona. Estatísticas mostram que o excesso de peso e o sedentarismo são responsáveis por até 33% dos casos de cancêr de mama e esôfago.”
Trechos da reportagem do Globo Saúde de 17 de maio de 2009.

Destaquei estes trechos da reportagem do caderno saúde do Jornal O Globo, pois parece muito pertinente com o assunto que venho abordando nos últimos posts. Além do que, os estudos caminham na direção das orientações do Ayurveda quanto a prevenção através de bons hábitos alimentares.

Porém, para o Ayurveda as recomendações são mais abrangentes ainda, pois tratam dos cuidados com os hábitos de rotinas diárias e com a observação de nossos sistemas naturais de limpeza do corpo, entre outras recomendações.

Paz e saúde a todos.

Nenhum comentário: