segunda-feira, 11 de maio de 2009

O que é Marma?


Os pontos Marma são uma parte vital da compreensão da anatomia humana pela Medicina Ayurvédica.


Os Marmas são pontos de ligação do corpo, ossos, tendões, veias, artérias e orgãos. Estes pontos correspondem aos órgãos internos e sistemas do corpo. A manipulação destes pontos ajuda a promover o bem estar físico e mental.

Estes pontos são sensíveis e se os circularmos gentilmente com a ponta dos dedos as toxinas serão liberadas e expelidas pelo corpo. Essa estimulação tem como foco trazer o equilíbrio da energia vital e o melhorar funcionamento dos órgãos.

A tradicional massagem indiana tem sido usada durante séculos para aliviar a tensão, estresse, dores musculares, aliviar nervosismo e ansiedade, e ainda para restaurar a energia. Uma técnica muito útil sob o ponto de vista terapêutico, pois cada ponto marma corresponde a um órgão ou sistema e, tratá-lo com os recursos Ayurveda pode significar a cura.

Em todo o corpo existem 107 marmas, que são divididos da seguinte forma:

11 marmas referentes aos músculos


41 marmas referentes à veias e arteiras

8 marmas referentes aos ossos

27 marmas referentes aos tendões

20 marmas nas áreas vulneráveis

A massagem dos Marmas pode ser aplicada em qualquer pessoa, mas deve ser definido anteriormente o biótipo (dosha) da pessoa, assim como o estado de saúde real que se encontra, para que sejam estimulados os pontos corretos e o óleo a ser aplicado na massagem seja correspondente à pessoa em particular.

Saúde e conhecimento a todos

Um comentário:

Carla maya disse...

Muito interessante.
adorei conhecer novidades.
adoro seu blog
parabéns por tudo.
continue sempre escrevendo bem assim
Maya