
Os pontos Marma são uma parte vital da compreensão da anatomia humana pela Medicina Ayurvédica.
Os Marmas são pontos de ligação do corpo, ossos, tendões, veias, artérias e orgãos. Estes pontos correspondem aos órgãos internos e sistemas do corpo. A manipulação destes pontos ajuda a promover o bem estar físico e mental.
Estes pontos são sensíveis e se os circularmos gentilmente com a ponta dos dedos as toxinas serão liberadas e expelidas pelo corpo. Essa estimulação tem como foco trazer o equilíbrio da energia vital e o melhorar funcionamento dos órgãos.
A tradicional massagem indiana tem sido usada durante séculos para aliviar a tensão, estresse, dores musculares, aliviar nervosismo e ansiedade, e ainda para restaurar a energia. Uma técnica muito útil sob o ponto de vista terapêutico, pois cada ponto marma corresponde a um órgão ou sistema e, tratá-lo com os recursos Ayurveda pode significar a cura.
Em todo o corpo existem 107 marmas, que são divididos da seguinte forma:
11 marmas referentes aos músculos
41 marmas referentes à veias e arteiras
8 marmas referentes aos ossos
27 marmas referentes aos tendões
20 marmas nas áreas vulneráveis
A massagem dos Marmas pode ser aplicada em qualquer pessoa, mas deve ser definido anteriormente o biótipo (dosha) da pessoa, assim como o estado de saúde real que se encontra, para que sejam estimulados os pontos corretos e o óleo a ser aplicado na massagem seja correspondente à pessoa em particular.
Saúde e conhecimento a todos
Um comentário:
Muito interessante.
adorei conhecer novidades.
adoro seu blog
parabéns por tudo.
continue sempre escrevendo bem assim
Maya
Postar um comentário