sexta-feira, 29 de maio de 2009

Perceba, sinta, faça...


Nosso corpo é perpassado pelos cinco elementos que permeiam todos o seres, animados ou não. Terra, fogo, água, ar e éter estão sempre mutuamente se influenciando, seja no próprio ser ou entre eles. E para que haja equilíbrio se faz necessário a presença de todos elementos em harmonia.

Por exemplo, no nosso corpo o elemento terra é presente nos ossos e o elemento água está mais presente na carne, para ficarmos em pé é comum pensarmos que nosso esqueleto é que nos sustenta, mas de que adianta os ossos se não estiverem envolvidos de uma boa massa muscular?

Certamente os ossos se desmontam se a característica da rigidez da terra não estiver associada à fluidez da água. Ossos e músculos juntos geram o equilíbrio, ou seja, terra e água dão a forma, que nada mais é do que o barro, de onde surgiu o Homem na visão cristã.

Como se vê, nossa busca é a do equilíbrio, sem este nada se sustenta. Naturalmente somos seres à imagem da perfeição (Deus) e em busca dela, mas ainda imperfeitos. Isso quer dizer que ninguém possui de maneira 100% equilibrada todos os elementos no seu corpo e mente, mas tendemos naturalmente a possuir um ou dois elementos mais exacerbados em nossa constituição psicofísica, ou seja, corpo-mente.

Temos que buscar equilibriar diariamente nossa mente, nosso corpo, nossas atitudes e comportamentos através de uma boa alimentação, de uma prática espiritual, de exercícios físicos, de momentos de lazer, tranquilidade e bom convívio e alegria.

Buscar sempre em cada momento, em cada ação ter a melhor e mais correta atitude...não criar amarras mentais, sofrimentos ilusórios, pensamentos tristes e angustiantes...

Buscar alegrias, contentamento, felicidade e gratidão... sorrir, comemorar, desejar suavemente, sonhar, conhecer, se abrir e perceber que apesar de todas as dificuldades, ainda assim, temos motivos para ser feliz e manter a vida equilibrada e saudável...

Paz e conhecimento a todos...

Nenhum comentário: