terça-feira, 5 de maio de 2009

Shantala : massagem para bebês

A medicina ayurvédica recomenda a aplicação de uma pequena quantidade de óleo de gergelim ou de coco na moleira da criança nos primeiros 9 meses de vida. Essa massagem serve para aumentar a memória da criança, sua inteligência e visão. Apenas uma massagem diária na cabeça é suficiente para fortalecer o sistema nervoso e a energia do bebê.

Uma massagem completa em todo o corpo e com diversos movimentos estabelece uma série de outros benefícios incluindo o melhor desenvolvimento dos membros.

A massagem consiste em movimentos lentos, suaves compressões e alongamentos passivos por todo o corpo do bebê, tais como: peito, braços, mãos, barriga, pernas, pés, costas e rosto.

No Ocidente a massagem indiana para bebês ficou conhecida como Shantala, pois o médico ginecologista e obstetra francês Dr. Frédérick Leboyer numa de suas viagens à Índia, ficou fascinado com uma jovem mãe massageando o seu bebê numa rua de Calcutá.

Maravilhado com a técnica, resolveu batizá-la com nome da jovem mãe indiana e difundiu a técnica pelo Ocidente.

É muito comum na Índia encontrar em ruas e praças públicas mães massageando os seus bebês, como num hábito cotidiano de cuidado e carinho.

Paz e saúde a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

legal ver a massagem da novela Caminho das ìndias neste site.
Aqui tem tudo q procuro da massagem para bebês e ainda curiosidades e informações boas da Índia.
Obrigada por compartilhar.

Camila