quarta-feira, 17 de junho de 2009

Consuma iogurte


Para o Ayurveda a ingestão de iogurte é muito importante.

É muito nutritivo, e em pequenas quantidades ajuda na digestão de todos os alimentos. Contribui para repor a flora intestinal, ajuda em casos de diarréia, colesterol alto, anorexia, câncer, infecções digestivas e ainda contribui na melhora do sistema imunológico. A adição de especiarias quentes, tais como pimenta ou gengibre vai certamente contribuir para a estas ações.

Pessoas que tomam antibióticos devem ingerir iogurte com frequência, pois ajuda a regular as bactérias intestinais que são destruídas pelo uso deste tipo de medicamento.

Iogurte deve ser consumido de maneira correta para que realmente traga os beneficios. Para o ayurveda jamais deve ser consumido após as 18h, pois a noite a digestão fica mais lenta, o que pode provocar acúmulo de mucos prejudicais a nossa saúde.

Não deve ser consumido em excesso, pois pode causar constipação e agravar a presença de toxinas no sangue gerando acne, rachaduras na pele, etc...

É especialmente calmante para pessoas Vata e pode ser usado por elas livremente nos condimentos ou no prato principal.

Pessoas PITTA devem tomar alguns cuidados na preparação do iogurte para assegurar o seu equilíbrio. O ideal é consumir o lassi.
Diluído com água e adoçado com melado, malte de cevada ou fruta é bom para este “ fervente” dosha. Pode- se acrescentar um pouco de suco de limão e coentro ou canela em pó à mistura.
Uma pitada de açafrão da terra (cúrcuma) também podem ser adicionada para aumentar digestibilidade, especialmente para Pitta.

Para kapha é melhor consumir iogurte bem diluído em molhos apimentados ou adoçado com mel. Mel, canela, gengibre, pimenta preta e cardamomo são especialmente adequadas para fazer iogurte ser bem assimilado por pessoas KAPHA.

Segue uma receitinha básica da culinária indiana para ser consumida junto a pratos bem apimentados e regularizar todos os doshas.

Raita de pepino ( Khira Raita)

1 copo de iogurte
1/2 copo de pepino sem casca e cortado em rodelas finas
1 colher de chá cominho em pó
1 pitada de pimenta preta
1 pitada de páprica picante ou pimenta Cayenna
1/2 colher de chá de cominho em grão.
1 colher de sopa de coentro freco picado (para os Pitta)
sal a gosto.

Em um recipiente misture bem o iogurte, a pimenta preta, o sal e o cominho em pó. Adicione o pepino e misture delicadamente.
Despeje no recipente que será servido e coloque por cima a pimenta cayenna e o cominho em grão. E se for Pitta adicione o coentro fresco.

Bom apetite....

5 comentários:

Celis - Piauí disse...

Receitas !!!!! adoro quando vc coloca receitas.
Obrigada
Celis

Carla disse...

Também adoro receitas...poderia colocar cada vez mais.
um doce indiano que apareceu na novela caminho das índias seria bem interssante.
obrigada

Carla

Marco disse...

O problema é que iogurte tem ingredientes animais, como o leite. Não sei o que a Ayurveda fala sobre isso, pois sou Vegano, e por estudos que faço, não vejo como tais pode nos ser benéfico.

Laura Pires disse...

Olá Marco. O vegano é uma linha alimentar muito saudável. porém, no ayurveda, os derivados do leite, empregados corretamente, são essenciais para regular as funções do organismo.
No ayurveda a preocupação é maior com a saúde do que com as questões do vegetarianismo.
Há também casos de patologias que são tratadas com produtos animais.
Mas no dia a dia a orientação é lacto-vegetariano.

saúde e paz

Priscila L. Beneducci Afonso disse...

Oi prazer te conhecer. Acabo de te descobrir através da lista do Top Blog Brasil. O meu Blog de Receitas também está lá. Já fiz alguma coisa simples, coisas de Nigella (sabores da India dela). O seu é original, agora vou entender melhor tudo e aprender muito. Já te registrei no meu blog de receitas. Um abraço Priscila (MG)