segunda-feira, 15 de junho de 2009

A Hiperatividade e o Ayurveda - Parte III

Seguem, enfim as dicas para ajudar no tratamento das crianças com Hiperatividade.

1- Um simples e efetivo método que acalma as crianças é a massagem com óleo morno de gergelim puro e prensado a frio. Deve ser aplicado todos os dias ou de 3 a 4 vezes na semana.
Deite seu filho sobre uma toalha e massageie cuidadosamente todo o corpo por cerca de 20 minutos. Dê bastante atenção aos pés, pois é muito relaxante e trará ótimos benefícios.

Coloque uma música relaxante, fale baixo e calmamente. Demonstre afeto e amor ao seu filho. Em seguida dê um banho de água morna e leve-o para a cama para dormir.

2- Sirva para ele um copo de leite morno com açúcar e uma pitada de noz-moscada. É sedativo e ajuda o corpo e a mente a relaxar na hora de dormir.

3- Usar incensos ou óleos essenciais de sândalo, myrra, menta ou rosa no quarto ou em toda a casa. Estes aromas ajudam a promover a calma, paz e tranquilidade.

4- O uso de cores corretas nos ambientes e nas roupas é muito importante na terapia para crianças com hiperatividade. Cores escuras como preto, marrom, azul escuro devem ser evitados pois deprimem. Assim como vermelho, laranja e pink que aceleram o metabolismo. Cores mais claras, em tons de pastel, como azul, verde, laranja claro, amarelo são ótimas soluções para acalmar o sistema nervoso e resgatar as emoções saudáveis.

5- Reduzir o uso de Tv, principalmente programas de violência e filmes de terror. Video-game deve ser usado com muita moderação. Deve-se encorajar a criança à atividades criativas como pintura, escultura, montagem, etc.

6- Crianças Vata devem ter contato próximo com a natureza, pisar na terra, sentir cheio de flores, andar no gramado,... Evitar viagens muito longas de carro e avião.

7- Manter a cabeça e orelhas sempre bem protegidas do vento.

8- Na alimentação, priorizar alimentos quentes com molhos e muito nutritivos. Evitar fast food, junk food, alimentos processados, congelados e preparados em microondas, pois são deficientes em energia vital e nutrientes.
Evitar alimentos crus, frios, bebidas geladas, sorvetes, refrigerantes, café e muito chocolate.

Abóbora, batata doce, inhame, quiabo, cenoura são excelentes, assim como banana, laranja, abacate e frutas oleaginosas.

Paz e saúde a todos

3 comentários:

Marcia S. Zen disse...

Olá Laura, td bem?

Vc poderia falar sobre ansiedade e depressão para a Ayurveda?

Obrigada e Parabéns pelo blog.

Namastê,

Marcia Zen

Laura Pires disse...

Olá Marcia

Está anotado...vou escrever em breve...

Que bom que gostou do blog.

Um grande abraço e muita saúde.

leonice disse...

oi Laura

Adorei as informações que publicastes sobre hiperatividade. As abordagens trouxeram elementos novos para analise dos procedimentos que venho adotando com meu filho, entre eles a importancia de um ambiente tranquilo e equilibrado para favorecer a recuperação da criança hiperativa.

Um abraço

Leonice